Topo

Mauro Cezar Pereira

Jogadores do Fla topam redução salarial e dinheiro da Globo atrasa decisão

Jogadores do Flamengo aceitam redução salarial - GettyImages
Jogadores do Flamengo aceitam redução salarial Imagem: GettyImages

04/05/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os jogadores do Flamengo querem ajudar, estão preocupados com os 62 funcionários demitidos e a situação geral devido à pandemia. O blog apurou com pessoas próximas aos atletas que partiu deles uma ação de redução dos salários. O formato ainda não foi decidido e acabou sendo retardado devido à recente mudança no formato de pagamento dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro comunicada pela TV Globo.

"O grupo está em busca de mais informações para tudo ser feito da melhor forma. Eles estão negociando e esperando o Flamengo há mais de 10 dias, mas nada foi resolvido ainda", disse um dos ouvidos pelo blog. Desde o começo os jogadores teriam até se colocado à disposição, por intermédio de mensagens e ligações. O intuito seria ajudar o clube a atravessar essa situação da maneira que fosse necessária, inclusive dispostos a negociar os salários.

Do lado dos dirigentes, há certa demora e cautela na tomada de decisão pelas inúmeras variáveis e toda a complexidade que envolve a medida. Atletas ganham parte da remuneração em carteira de trabalho e podem receber até 40% do valor mensal como "direito de imagem". O diálogo com a diretoria é considerado "o melhor" e de muita confiança. Eles sugeriram ações para interagir com torcedores, gerar conteúdo e até mesmo receita.

Os jogadores não foram comunicados sobre as demissões de funcionários, até por ser uma decisão administrativa. Eles tomaram conhecimento pela imprensa. A Globo anunciou há alguns dias mudanças na forma de pagamento pela Série A. As parcelas de abril a dezembro seriam iguais, agora ela efetuará o pagamento em prazo mais longo, elástico. Em tese, os clubes vão receber o previsto para o período de abril a dezembro, mas valores menores do que o original nos primeiros meses, com a diferença acrescida às últimas parcelas.

O acordo para redução salarial estava mais próximo, mas a decisão tomada pela rede de televisão buscando melhorar seu fluxo de caixa afetou o do Flamengo, causando um retardo na definição do formato a ser adotado. Há quem acredite que o percentual venha a crescer em função disso. Entre os dirigentes, sabe-se que os rendimentos dos atletas serão afetados. As demissões reveladas pela imprensa na virada de abril para maio geraram críticas e protestos formais na política rubro-negra.