Topo

Mauro Cezar Pereira

Por que é improvável, difícil para o Benfica concorrer com o Fla por Jesus

Jorge Jesus festejado pelos jogadores -
Jorge Jesus festejado pelos jogadores

14/04/2020 20h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eliminação da Europa League para o Shakhtar Donetsk e uma vitória nos últimos oito jogos depois da sequência de sete triunfos consecutivos e 17 de invencibilidade. Esse é o resumo recente da temporada do Benfica, até a parada forçada pela pandemia de coronavírus. O viés de queda gerou questionamentos, críticas ao jovem técnico Bruno Lage e alimenta especulações na imprensa sobre uma possível volta de Jorge Jesus ao clube de Lisboa. Mas hoje a chance é pequena.

O blog apurou junto a fontes benfiquistas próximas ao treinador do Flamengo que, mesmo em Portugal, ele não vem mantendo contato com dirigentes do campeão português. Sua volta é vista como quase impossível por uma série de razões, entre elas a econômica. O clube já sente os efeitos da paralisação. Associados, sem jogos e ainda não sabendo quando poderão voltar ao Estádio da Luz, questionam as mensalidades, pedem descontos. Outros cancelam.

No começo de temporada o clube fatura com a venda de camarotes e cadeiras. O que deveria acontecer em semanas está adiado, sabe-se lá até quando. E não é só. Além dos problemas com a bilheteria e arrecadação, como o Flamengo o Benfica é parceiro da Adidas, que vem esticando prazos, adiando pagamentos. Patrocinador master, a empresa aérea Emirates não deverá renovar compromisso para a temporada 2020/2021 após cinco anos seguidos estampando seu logo na camisa encarnada.

Técnico Bruno Lage (à direita), em ação no comando do Benfica em Portugal - Benfica/Divulgação - Benfica/Divulgação
Técnico Bruno Lage (à direita), em ação no comando do Benfica em Portugal
Imagem: Benfica/Divulgação

Paralelamente, Bruno Lage renovou seu contrato até 2024, dobrando os vencimentos, que ainda assim são de aproximadamente 20% da pedida de Jorge Jesus para renovar com o Flamengo. Além disso, a comissão técnica que desde o ano passado trabalha no Rio de Janeiro custa bem mais na comparação com a que atua no campeão de Portugal desde a saída de Rui Vitória, em janeiro de 2019, após derrota (2 a 0) para o Portimonense.

Representado pelo empresário Jorge Mendes, Lage ganhou uma cláusula de rescisão acima dos 10 milhões de euros ao receber seu primeiro aumento, há 14 meses, quase dobrando o salário. Ex-treinador do time B no Benfica, ele fará 44 anos em 12 de maio e foi citado em tom elogioso pelo diretor-geral, Tiago Pinto, em entrevista publicada sábado: "O míster Bruno Lage não dá descanso a ninguém e muito menos aos elementos da equipa técnica".

Com a nova ordem mundial que se desenha a partir da parada forçada no futebol, Benfica, Flamengo e todos os demais clubes precisarão se readequar. As cifras que pautavam as conversas preliminares entre os dirigentes rubro-negros e Bruno Macedo, agente de Jorge Jesus, provavelmente mudarão e com certeza serão outras se a bola não voltar a rolar em maio. Assim, uma disputa entre os dois clubes pelo treinador dependeria de vários fatos novos. Hoje, não se deve apostar nela.