Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conmebol define quantidade de ingressos para a final da Copa Sul-Americana

Estádio Mario Kempes, em Córdoba, que terá a final da Copa Sul-Americana - Divulgação/Conmebol
Estádio Mario Kempes, em Córdoba, que terá a final da Copa Sul-Americana Imagem: Divulgação/Conmebol

Colunista do UOL

02/09/2022 14h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol pretende colocar à venda 57 mil ingressos para a final da Copa Sul-Americana, marcada para 1º de outubro no estádio Mario Kempes, em Córdoba (ARG). Os valores serão divulgados provavelmente na semana de 12 de setembro, quando os finalistas estiverem definidos — os clubes serão os responsáveis por negociar suas cotas, que será de 50% do total à venda (28 mil), ou 14 mil para cada.

O restante fica para a Conmebol, que fará venda a torcedores locais e também fará o repasse a parceiros comerciais. A depender dos finalistas, e da demanda necessitada, parte da cota dos clubes pode ser deslocada para o público argentino. Por exemplo: avalia-se que a presença do São Paulo na final geraria maior procura dos brasileiros do que o Atlético-GO. No primeiro confronto da semifinal, os goianos venceram por 3 a 1 — o confronto da volta, no Morumbi, será na próxima quinta-feira (8).

Na outra semifinal, o Independiente Del Valle bateu o Melgar (Peru) no Equador por 3 a 0 e encaminhou a classificação para a decisão.

A final da Sul-Americana 2022 ocorreria inicialmente no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A CBF informou à Conmebol em junho de que seria impossível realizar a partida no dia 1º de outubro, véspera das eleições gerais no Brasil. No fim de maio, o governo do Distrito Federal informou à confederação brasileira que não poderia garantir a segurança do evento da Conmebol porque os agentes públicos já estariam alocados à proteção da eleição. Sugeriu-se que o jogo não fosse realizado em Brasília nesta data.

Sem calendário para mudar o dia da final, a confederação sul-americana decidiu alterar o local, prometendo ao Brasil que o estádio Mané Garrincha será sede da final da Sul-Americana em 2023. A opção por Córdoba foi, segundo apurou a coluna, uma retribuição da Conmebol à cidade que topou receber a final da edição 2020 da Sul-Americana, em janeiro de 2021, no auge da pandemia e tendo prejuízo já que não pôde vender ingressos.

Outro motivo da escolha do Mario Kempes foi porque o estádio passou por reformas no gramado, na iluminação, no vestiário e em setores para a imprensa em 2021 porque receberia partidas da Copa América. O governo argentino, entretanto, abriu mão da organização por causa da pandemia — a competição foi realizada no Brasil. Há pouco dinheiro a se gastar, portanto, nos ajustes para receber o confronto.