Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Janela de transferências: veja quando seu time poderá contratar em 2023

Everton Cebolinha, reforço do Flamengo na última janela de transferências - Ricardo Moreira/Getty Images
Everton Cebolinha, reforço do Flamengo na última janela de transferências Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

Colunista do UOL

18/08/2022 20h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa e a CBF definiram as datas da janela de transferências para o Brasil em 2023. A primeira, no começo do ano, terá início um pouco antes do que a de 2022 e a do meio do ano, entre julho e agosto, permitirá que reforços sejam inscritos nas oitavas de final das Copas Libertadores e Sul-Americana, o que não pôde ocorrer nesta temporada.

A primeira janela, de 12 semanas, será de 11 de janeiro a 4 de abril e a segunda, de quatro, de 3 de julho a 2 de agosto — os prazos estão como estabelece o regulamento da Fifa para negociações internacionais e, a partir deste ano, também as nacionais.

Em 2022, a primeira janela ocorreu entre 19 de janeiro e 12 de abril e a segunda entre 18 de julho e 15 de agosto. Como os confrontos das oitavas de final dos torneios da Conmebol ocorreram entre o fim de junho e início de julho, reforços como o corintiano Yuri Alberto, os palmeirenses Merentiel e Lopez e os flamenguistas Everton Cebolinha e Arturo Vidal não puderam atuar porque não estavam inscritos.

Essas datas, até 2021, eram apenas para negociações internacionais, mas a partir de 2022 passaram a contemplar transações dentro do Brasil por determinação da Fifa. Atletas sem contrato podem fechar a qualquer momento.