Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Copa do Qatar também terá mudança em horário de jogo ao antecipar abertura

Copa do Mundo terá inicio um dia antes do previsto inicialmente. em novembro - FIFA.com
Copa do Mundo terá inicio um dia antes do previsto inicialmente. em novembro Imagem: FIFA.com

Colunista do UOL

10/08/2022 13h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No pacote da antecipação da abertura da Copa do Mundo de 21 para 20 de novembro, com Qatar x Equador, a Fifa deve também alterar o horário de Senegal x Holanda, que pelo calendário inicial seria o primeiro jogo do Mundial. Esse confronto se manterá na segunda-feira (21), mas sairá das 13h local (7h de Brasília) para 19h local (13h de Brasília).

A decisão de mudar a data de abertura da Copa do Qatar em um dia será oficializada em breve, após reunião da cúpula do Conselho da Fifa — formada pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, e pelos oito vice-presidentes, o que inclui o chefe da Conmebol, Alejandro Dominguez.

O pedido foi feito pelo Comitê Organizador, que entendeu ser ruim a festa de abertura no estádio Al Bayt, em Qatar x Equador, ocorrer no terceiro confronto do Mundial, com dois jogos já finalizados e no meio ou fim de uma segunda-feira, a depender do fuso horário.

Infantino acatou, mas é preciso a chancela da cúpula do Conselho. O desenho de alteração de calendário nos dois primeiros dias da Copa que será apresentado é este:

20 de novembro (domingo) - 19h local (13h de Brasília) - Qatar x Equador - Grupo A
21 de novembro (segunda) - 16h local (10h de Brasília) - Inglaterra x Irã - Grupo B
21 de novembro (segunda) - 19h local (13h de Brasília) - Senegal x Holanda - Grupo A
21 de novembro (segunda) - 22h local (16h Brasília) - EUA x País de Gales - Grupo B

O restante do calendário não será alterado e a data de liberação dos jogadores para as seleções, a princípio, será mantida para 13 de novembro. Torcedores que compraram ingresso e não possam ir a um dos jogos com data ou horário alterados deverão ser ressarcidos.

A mudança na tabela fará com que a Copa tenha 29 dias — a final está programada para 18 de dezembro, no Lusail Stadium. A estreia da seleção brasileira será em 24 de novembro, contra a Sérvia, no Lusail.