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Marcel Rizzo

REPORTAGEM

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Facebook deve passar Intercontinental sub-20 em acordo com Uefa e Conmebol

Estádio Centenário receberá Peñarol x Benfica no dia 21 de agosto - Leonardo Boyd
Estádio Centenário receberá Peñarol x Benfica no dia 21 de agosto Imagem: Leonardo Boyd

Colunista do UOL

04/08/2022 16h50

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Os times sub-20 do Peñarol , do Uruguai, e do Benfica, de Portugal, se enfrentam no dia 21 de agosto, em Montevidéu, no que será o primeiro projeto para clubes do acordo de cooperação comercial assinado em 2021 entre a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Uefa (União Europeia de Futebol). E já há negociação para que o evento seja transmitido sem restrições para América do Sul e Europa.

O Facebook, parceiro da Conmebol até o fim deste ano nas transmissões da Libertadores, deve fechar para passar o jogo sub-20, que terá início às 16h30 (de Brasília) de 21 de agosto. Será, portanto, uma plataforma gratuita, o que interessa às duas confederações que buscam ampliar acordos com patrocinadores para seus projetos em conjunto.

O Intercontinental, que reunirá os atuais campeões da Libertadores sub-20 (Peñarol) e da Young League europeia (Benfica), é o pontapé inicial na ideia de Conmebol e Uefa em criar diversos encontros entre seus clubes. Há, inclusive, plano de retomar o Intercontinental adulto, que foi realizado entre 1960 e 2004 — acabou quando a Fifa, em 2005, tornou anual seu Mundial de Clubes.

Com escritório comercial conjunto funcionando em Londres desde o início de abril, as entidades já realizaram a Finalíssima, nome que foi dado ao encontro entre os vencedores da Copa América e da Eurocopa — em junho a Argentina venceu a Itália por 3 a 0, no estádio de Wembley, em Londres. Esse jogo passou no Brasil pela ESPN (TV fechada) e seu canal de streaming Star+. Em fevereiro de 2023, Brasil e Inglaterra farão a Finalíssima feminina, provavelmente também em Wembley.

Estudos comerciais preliminares mostraram, entretanto, que pode haver mais dinheiro envolvido em acordos para jogos entre clubes do que entre seleções. Por isso é importante que o primeiro evento dessa categoria, mesmo sendo de base, alcance o maior número possível de pessoas.

"O consumo é pensado para atingir audiências que têm possibilidade de customizar suas rotinas e seu entretenimento. Não são mais reféns de uma programação única típica da comunicação de massa, que lhes impunha narrativas. O futebol precisará se descobrir como um produto também de nichos, ainda que seu alcance seja grande", disse Bruno Maia, CEO da Feel The Match e especialista em inovação e novas tecnologias na indústria do esporte.

Há planos, por exemplo, para jogos entre clubes femininos campeões continentais e encontros entre times masculinos ao redor do mundo, em torneios parecidos com o formato da Florida Cup, nos EUA. Há, claro, que se ajustar o calendário, já que o europeu, de agosto a maio, é diferente da maior parte da América do Sul, concentrado de janeiro a dezembro — inclusive Libertadores e Sul-Americana.

A Copa Intercontinental adulta

Entre 1960 e 1979, os vencedores da Libertadores e da Liga dos Campeões jogavam partidas de ida e volta, em suas casas, ou seja, na Europa e na América do Sul. A partir de 1980, com patrocínio da montadora japonesa Toyota, o jogo passou a ser único, no Japão. Em 2004 ocorreu a última edição porque, no ano seguinte, a Fifa passou a organizar o seu Mundial como é conhecido hoje, nas mesmas datas em que ocorriam a Copa Intercontinental.

Santos duas vezes (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983) e São Paulo duas vezes (1992 e 1993) foram os brasileiros que venceram a Copa Intercontinental —em 2017, a Fifa deu status de título mundial à competição.