Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Copa do Qatar: seleções não poderão treinar nas arenas na véspera dos jogos

Al Bayt, um dos oito estádios da Copa e que terá a festa de abertura - Eurasia Sport Images/Getty Images
Al Bayt, um dos oito estádios da Copa e que terá a festa de abertura Imagem: Eurasia Sport Images/Getty Images

Colunista do UOL

26/07/2022 14h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os tradicionais treinos de reconhecimento de campo na véspera dos jogos não ocorrerão na Copa do Mundo do Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro. A Fifa e o comitê organizador decidiram que as seleções farão o treinamento oficial, quando também ocorrem as entrevistas coletivas dos treinadores e, normalmente, dos capitães, nos centros de treinamento que ocuparão durante todo o mundial.

A medida visa poupar os gramados dos oito estádios que receberão as partidas, mas também ter tempo hábil para preparar as arenas de um jogo para o outro. Treinos de reconhecimento na maioria das vezes exigem pouco do piso, mas mesmo assim o calendário da Copa no Qatar será apertado. Na primeira fase, cada um dos campos receberá confrontos dia sim, dia não.

Os 32 participantes já definiram suas bases no Qatar. Ao contrário das Copas recentes realizadas no Brasil (2014) e na Rússia (2018), países de tamanho continental que exigiam longos deslocamentos entre os jogos, no Oriente Médio tudo ficará muito próximo. Por exemplo: segundo a Fifa, 24 delegações se hospedarão e treinarão em um raio de 10 km.

Como não precisarão viajar na véspera do jogo da base até a cidade do estádio, a direção de competições da Fifa entendeu que não seria necessário o reconhecimento. E servirá, portanto, para poupar o gramado e para a organização preparar o estádio (limpeza, consertos, etc) no dia livre para o compromisso seguinte.

Sem os longos deslocamentos, as seleções ficarão hospedadas durante todo o período em que disputarem a Copa nos mesmos CTs. Em mundiais anteriores era obrigatório permanecer no centro de treinamento escolhido antes do torneio até as oitavas de final, viajando até a cidade do jogo e depois retornando à base.

A CBF escolheu como local de treinamento para a seleção brasileira o Grand Hamad Stadium, o complexo esportivo do clube Al Arabi. A hospedagem será no Westin Doha Hotel & Spa, que fica a cerca de 4 km do estádio em que trabalhará.

Grand Hamad Stadium ... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2022/06/20/como-estao-ct-e-hotel-que-a-selecao-usara-no-qatar-a-cinco-meses-da-copa.htm?cmpid=copiaecol