Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mundial de Clubes-22 deve ser adiado para fevereiro de 23 por causa da Copa

Danilo e Kanté em Palmeiras x Chelsea pelo Mundial-2021 nos Emirados Árabes - Giuseppe CACACE/AFP
Danilo e Kanté em Palmeiras x Chelsea pelo Mundial-2021 nos Emirados Árabes Imagem: Giuseppe CACACE/AFP

Colunista do UOL

05/07/2022 09h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como ocorreu para as edições 2020 e 2021, o Mundial de Clubes de 2022 deve ser adiado para o ano seguinte, provavelmente em fevereiro de 2023. Só que desta vez o motivo não é a pandemia de covid-19, e sim a Copa do Mundo do Qatar, que ocorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro, período em que a Fifa costuma organizar a competição de clubes.

O torneio ainda não tem sede definida, mas o Japão está bem cotado nos bastidores da entidade. O país receberia a edição 2021, em dezembro do ano passado, mas por causa da pandemia não poderia vender ingressos, a federação local teria prejuízo e por isso abriu mão da organização. A Fifa então cedeu a competição aos Emirados Árabes Unidos, que já havia sido sede em quatro ocasiões.

A edição 2020, no Qatar, também saiu de dezembro para fevereiro do ano seguinte por causa do calendário bagunçado devido à covid-19.

Em recente visita aos EUA para o anúncio das sedes da Copa do Mundo de 2026, que os norte-americanos organizarão junto com Canadá e México, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, ouviu de membros da federação local o desejo de receber um Mundial de Clubes nos próximos anos, que serviria inclusive como evento-teste para a copa de seleções. Isso não deve ocorrer, entretanto, para a edição de 2022.

Três clubes já estão classificados para o Mundial-2022: o Real Madrid (ESP), campeão europeu, o Seattle Sounders (EUA), vencedor da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe), e primeiro norte-americano a jogar o campeonato, e o Widad Casablanca, do Marrocos, ganhador na África.

O campeão da Libertadores vigente será o representante sul-americano. Seis brasileiros estão nas oitavas de final, que terá os classificados às quartas definidos essa semana: Atlético-MG, Athletico-PR, Corinthians, Flamengo, Fortaleza e o atual bicampeão Palmeiras.