Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa define em evento datas para envio das listas de convocados para a Copa

Fifa vai definir datas finais para inscrição de atletas na Copa-2022 - Getty Images
Fifa vai definir datas finais para inscrição de atletas na Copa-2022 Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

02/07/2022 09h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No início da próxima semana a Fifa organiza em Doha o workshop das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo do Qatar. O evento será na segunda (4) e terça (5) e tradicionalmente conta com treinadores e dirigentes das federações. Dentre as definições sobre a organização da competição que ocorrerão nesses dois dias, a principal será as datas limite para o envio das relações de convocados.

A Fifa definiu o aumento das duas listas, a pedido dos participantes: a provisória passou de 35 nomes para 55 e a final (daqueles que efetivamente disputarão a Copa) de 23 para 26.

Dois foram os motivos: a covid-19, porque o protocolo será de afastamento em caso de contaminação, e calendário, já que o torneio ocorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro. Em meio à temporada da elite europeia, haverá menos tempo de preparação para as seleções do que quando o Mundial ocorre entre junho e julho. Há temor de aumento de lesões durante a Copa.

A direção da Fifa, apurou a coluna, vai sugerir eleger os período limite de envio das listas parecido com as edições anteriores: até um mês antes da abertura para a provisória e dez dias antes para a final. As datas, portanto, seriam 21 de outubro para a primeira e 11 de novembro para a segunda. A entidade, porém, está aberta a receber sugestões caso alguma federação tenha datas diferentes em mente.

Os 26 convocados para a Copa têm que sair da lista de 55, mas caso algum jogador se machuque gravemente até 24 horas antes da estreia de cada seleção é possível haver a troca e não precisa ser da relação inicial de 55.

O workshop é feito para que a organização e as federações participantes da Copa resolvam questões de organização, como segurança, marketing, logística, transporte, credenciamento e uniformes, entre outros pontos.