Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasília terá a final da Sul-Americana em 2023 após perder a edição 2022

Mané Garrincha, em Brasília, que perdeu a final da Sul-Americana em 2022 - GettyImages
Mané Garrincha, em Brasília, que perdeu a final da Sul-Americana em 2022 Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

24/06/2022 09h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou na quinta-feira (23) a mudança do local do jogo único da final da Copa Sul-Americana de 2022, do estádio Mané Garrincha, em Brasília, para o Mario Kempes, em Córdoba (Argentina). Na negociação para a alteração ficou acertado que a capital brasileira receberá a final de 2023.

A CBF informou à Conmebol há dez dias de que seria impossível realizar a partida no dia 1º de outubro, véspera das eleições gerais no Brasil. No fim de maio, o governo do Distrito Federal informou à confederação brasileira que não seria possível garantir a segurança do evento da Conmebol porque os agentes públicos já estariam alocados à proteção da eleição. Sugeriu-se que o jogo não fosse realizado em Brasília nesta data.

Sem calendário para mudar o dia da final, a Conmebol decidiu alterar o local, prometendo ao Brasil que o estádio Mané Garrincha será sede em 2023. A opção por Córdoba foi, segundo apurou a coluna, uma retribuição da Conmebol à cidade que topou receber a final da edição 2020 da Sul-Americana, em janeiro de 2021, no auge da pandemia e tendo prejuízo já que não pôde vender ingressos.

É a segunda vez que Brasília perde a final da Sul-Americana. A cidade era favorita para ter o confronto da edição 2021, realizado em novembro passado, mas o jogo ocorreu em Montevidéu no Uruguai, que recebeu também a decisão da Libertadores. A opção pelo Uruguai foi porque o governo local deu garantias de que haveria venda de ingressos para a capacidade máxima do estádio, o que o Brasil não pôde fazer.

Cinco brasileiros estão nas oitavas de final da Sul-Americana e poderão jogar em Córdoba em 1º de outubro: Atlético-GO, Ceará, Inter, Santos e São Paulo.