Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Copa de 2022 não deve ter transmissão pelo novo streaming da Fifa

Copa do Mundo de 2022 tem, por enquanto, só a Globo transmitindo para o Brasil - FIFA.com
Copa do Mundo de 2022 tem, por enquanto, só a Globo transmitindo para o Brasil Imagem: FIFA.com

Colunista do UOL

15/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa não planeja transmitir a Copa do Mundo de 2022 por meio de seu serviço de streaming, mesmo para países nos quais os direitos digitais não são exclusivos dos detentores, como é o caso do Brasil. O Fifa+ foi lançado na terça-feira (12) e a entidade promete até 40 mil partidas ao vivo, e de graça, em 2022 com competições diversas de 100 confederações filiadas, 11 mil delas femininas.

Há questões contratuais que fazem a Fifa não ter planos de colocar seu principal evento na plataforma, não neste momento. Boa parte das empresas que já compraram os direitos da Copa do Qatar para mais de 200 países tem exclusividade na transmissão por streaming, ou seja, o Fifa+ não poderia exibir esses jogos nesses territórios.

Nos que não tem exclusividade, como no Brasil, a entidade ainda tenta vender os direitos. Mas mesmo que não consiga, a Fifa avalia que seu serviço deve focar inicialmente em torneios de países em desenvolvimento e no futebol feminino, e não no seu produto premium que ainda rende muito dinheiro com a cessão para outras empresas.

O Grupo Globo comprou os direitos da Copa do Mundo de 2022 em um pacote que inclui o digital. Mas em 2020 a empresa deixou de pagar uma parcela do contrato, de US$ 90 milhões, alegando dificuldades financeiras por causa da pandemia, e na renegociação da dívida abriu mão da exclusividade no streaming por abatimento de juros.

A Fifa já ofereceu os direitos de streaming no Brasil a diversas empresas, como Netflix, Warner Media (HBO Max), Amazon (Prime Vídeo) e Grupo Disney (Star+), mas nenhuma negociação avançou. Há um obstáculo que é a concorrência com a TV aberta, não só pelo meio convencional mas com a Globo transmitindo jogos por streaming por meio do Globoplay.

A Fifa não cobrará assinatura em sua plataforma e não há planos, a médio prazo pelo menos, para exigir pagamento. Além de jogos ao vivo haverá partidas na íntegra de Copas do Mundo passadas e documentários contando histórias de heróis do futebol do passado e do presente —Ronaldinho, Daniel Alves, Ronaldo Fenômeno, Romelu Lukaku, Lucy Bronze, Sissi e Carli Lloyd já têm obras disponíveis para serem assistidas.