Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa mantém futebol masculino sub-23 e com três veteranos para Paris-2024

Brasil x Espanha na final da Olimpíada de Tóquio em 2021 - Lucas Figueiredo/CBF
Brasil x Espanha na final da Olimpíada de Tóquio em 2021 Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

13/04/2022 14h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a proposta de Copa do Mundo a cada dois anos em banho-maria, a Fifa engavetou também por enquanto planos de mudança no regulamento do futebol masculino nos Jogos Olímpicos. Em reunião no dia 30 de março, o Conselho da federação decidiu manter para Paris-2024 que somente atletas com até 23 anos (nascidos a partir de 1º de janeiro de 2001) poderão estar em campo, com exceção de três acima desse limite de idade.

A possibilidade de a Copa do Mundo ocorrer a cada dois anos colocou em xeque o futebol masculino olímpico. Se a ideia vingasse, a partir de 2028 Copa e Olimpíada coincidiriam a cada quatro anos, o que obrigaria a modalidade entre os homens a mudar. Diminuir o limite de idade para sub-20 e proibir até mesmo a participação de veteranos eram opções, que poderiam ser antecipadas para 2024 se a Copa bienal fosse logo aprovada, o que não ocorreu.

O Conselho aprovou também a divisão das 16 vagas: país-sede (França), 2 para a América do Sul, 2 Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe), 3 Europa, 1 Oceania, 3 Ásia, 3 África e mais uma em repescagem disputada entre os quartos colocados da Ásia e da África, mesmo critério usado para Londres-2012.

O limite de 23 anos é feito para evitar que os Jogos concorram com a Copa do Mundo e que as principais estrelas estejam em campo nos anos pares entre os Mundiais. A exceção para três veteranos foi incluída na edição de 1996, em Atlanta (EUA), para tornar a competição um pouco mais atrativa. Foi um pedido de patrocinadores e detentores de direitos de transmissão da Olimpíada, muitos também parceiros da Fifa.

A Olimpíada de Paris será de 29 de julho a 11 de agosto de 2024. Pelas regras da Fifa os clubes não são obrigados a liberar os jogadores para os Jogos, já que o evento não é considerado uma data-Fifa.

O grupo criado pela Fifa para discutir mudanças no calendário, que tem como chefe o ex-técnico do Arsenal Arsène Wenger, discute, além da Copa do Mundo bienal, tornar anual os torneios de base de seleções, hoje realizados a cada dois anos. Além disso, poderia haver acréscimo de categorias e mudança no limite de idades, hoje em sub-17 e sub-20.

O futebol feminino mantém regulamento para Paris-2024 de não ter limite de idade. Como em Londres-2012, a América do Sul terá duas vagas diretas para a Olimpíada.