Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja cenários de grupos para o Brasil no sorteio da Copa do Mundo do Qatar

Seleção brasileira comemora gol de Richarlison contra a Bolívia  - Lucas Figueiredo/CBF
Seleção brasileira comemora gol de Richarlison contra a Bolívia Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

30/03/2022 10h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A dois dias do sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Qatar é possível montar os potes que serão usados pela Fifa para separar as 32 seleções nos oito grupos. A entidade usará o ranking a ser divulgado nesta quinta-feira (31) como base para a divisão, mas mesmo com os confrontos da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) em aberto (os jogos serão nesta quarta) o cenário está desenhado.

Os potes no sorteio de sexta em Doha, às 13h de Brasília, vão ficar divididos assim:

Pote 1 - cabeças de chave
Qatar - como país-sede entra direto no Grupo A para fazer o jogo de abertura em 21 de novembro, 7h de Brasília
Brasil
Bélgica
França
Inglaterra
Argentina
Espanha
Portugal

Pote 2
Alemanha
Holanda
Dinamarca
Suíça
Uruguai
Croácia
EUA*
México*

Pote 3
Polônia
Senegal
Coreia do Sul
Irã
Japão
Sérvia
Marrocos
Canadá ou Tunísia

Pote 4
Tunísia ou Canadá
Equador
Arábia Saudita
Camarões
Gana
Europa - País de Gales ou Escócia/Ucrânia
Asia x América do Sul - Austrália/Emirados Árabes ou Peru
Oceania x Concacaf - Nova Zelândia/Ilhas Salomão ou 4º da Concacaf (provavelmente a Costa Rica)

O pote 1 está definido. No 2, EUA e México entram indo diretamente à Copa, sem precisar da repescagem. Devem conseguir isso nesta quarta mesmo se perderem seus confrontos, já que têm saldo de gols bem superior à Costa Rica, país do continente que deve ir para a repescagem mundial.

Se o Canadá, já classificado, vencer nesta quarta o Panamá ele vai para o pote 3, mas caso não ganhe é a Tunísia que fica no 3 com os canadenses no 4. No 4 entram também a três seleções ainda não definidas, causa dos adiamentos de rodadas ocorridos durante a pandemia. Um europeu (Escócia, Ucrânia ou País de Gales) e as duas vagas da repescagem mundial com Peru, Austrália ou Emirados Árabes, Oceania e provavelmente a Costa Rica só serão conhecidos em junho.

Cenários de grupos
O sistema de sorteio é bem simples: a Fifa define primeiro os times no pote 1, distribuindo dos grupos B ao H (o Qatar já está no A). Depois na sequência saem os oito times do pote 2, depois do 3 e por último do 4. Países de uma mesma confederação não podem cair na mesma chave, a não ser os europeus já que há mais times (13) do que grupos (8) -- máximo de dois juntos.

Os dias dos jogos já estão definidos, a depender da posição da seleção na chave (B1, E3, etc) e a organização fará o direcionamento dos horários dos confrontos para atender melhor os mercados dos direitos de transmissão, como mostrou a coluna.

Com base nisso, podemos projetar cenários para o Brasil, desde grupos teoricamente mais fortes até uma chave que pode ser mais suave:

Grupos complicados:

Brasil
Alemanha
Senegal
Europa não definida (Escócia, Ucrânia ou País de Gales)

Brasil
Holanda
Polônia
Gana

Grupos mais fáceis
Brasil
EUA
Sérvia
Arábia Saudita

Brasil
Suíça
Canadá
Tunísia

A Copa do Mundo será realizada de 21 de novembro a 18 de dezembro, fora dos meses habituais de junho e julho para minimizar o calor do Oriente Médio.