Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Guerra e pandemia afetam sorteio da Copa do Qatar e primeira fase do Brasil

Sorteio dos grupos da Copa do Mundo será realizado em Doha, no Qatar - Divulgação/Fifa
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo será realizado em Doha, no Qatar Imagem: Divulgação/Fifa

Colunista do UOL

10/03/2022 13h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O adiamento de jogos das Eliminatórias por causa da pandemia de covid-19 e da guerra na Ucrânia fará com que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Qatar não tenha os 32 classificados, o que obrigará a Fifa a alterar procedimentos. Três participantes não estarão conhecidos em 1º de abril, em Doha, quando ocorrerá o evento a partir das 13h de Brasília.

Os três asteriscos serão dos dois confrontos da repescagem mundial e de um encontro da repescagem europeia, com adiamento causado por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia. Esses jogos ocorrerão somente em junho, quando somente aí estarão conhecidas as 32 seleções que jogarão a Copa do Qatar entre 21 de novembro e 18 de dezembro — fora dos tradicionais meses de junho e julho para minimizar o calor do Oriente Médio.

São esses os confrontos em aberto:

- Quinto da América do Sul x quinto da Ásia
- Quarto da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) x campeão da Oceania
- Escócia x Ucrânia e depois o vencedor desse jogo contra quem ganhar em março de País de Gales x Áustria

Os confrontos únicos da repescagem mundial serão realizados em Doha, nos dias 13 e 14 de junho. A repescagem europeia será na Europa, com Escócia x Ucrânia em Glasgow e o ganhador desse jogo atuando como visitante contra quem passar de Gales e Áustria, com datas a definir, mas em junho.

Com isso, a Fifa terá que alterar alguns procedimentos do sorteio, que tradicionalmente tem todos os classificados confirmados. Nas regras habituais, a federação internacional separa os 32 times em quatro potes, com base no seu ranking, que tem uma pontuação complexa, mas que basicamente leva em conta resultados em jogos oficiais e amistosos, com peso maior aos primeiros e a confrontos mais recentes — no sorteio será usado o ranking mais recente, a ser divulgado em 31 de março. No pote 1 entra também o país-sede, no caso o Qatar, independentemente da posição no ranking.

A Fifa evita que seleções de uma mesma confederação se enfrentem na primeira fase da Copa, a de grupos, com exceção da Europa, que com 13 concorrentes acaba obrigatoriamente tendo dois participantes em cinco dos oito grupos. Para isso faz um sorteio dirigido, deslocando times a grupos que não tenham participantes do mesmo continente quando o nome sai na bolinha sorteada.

Como para 2022 não se conhecerão três seleções de cinco confederações diferentes — somente a África terá seus cinco concorrentes já definidos — a Fifa deve alterar um pouco os procedimentos, segundo apuração da coluna. Pode ficar assim, portanto:

1 - Participantes não definidos estarão no pote 4
Como não será possível saber o ranking dessas equipes não conhecidas, as três vagas em aberto entrariam diretamente no pote 4. Isso causaria algum desequilíbrio.

Por exemplo: o Uruguai pode ser o quinto classificado na América do Sul e precisaria jogar a repescagem mundial. Passando, já teria sido sorteado no grupo 4, mas se entrasse direto no Mundial, por seu ranking, poderia aparecer no pote 2, enfrentando teoricamente rivais mais fracos saindo dos potes 3 e 4.

Com base no ranking atual, que ainda será atualizado para o sorteio em 31 de março com os resultados da janela de jogos deste mês, um grupo possível com o Uruguai estando no pote 4 seria França (pote 1), Alemanha (pote 2) e um rival do pote 3, que deve ter seleções como Irã, Coreia do Sul e Egito ou Senegal, que disputam uma vaga na Eliminatória africana.

2 - Direcionamento de chaves sem conhecer a confederação
A Fifa deverá ter que direcionar as repescagens para evitar confrontos entre times da mesma confederação. Por exemplo: confronto entre América do Sul x Ásia, que estaria no pote 4, não poderia cair nos grupos de Brasil e Argentina, que serão cabeças de chave, ou em outros em que um dos outros quatro asiáticos já tenha sido sorteado.

Isso faria com que brasileiros e argentinos diminuíssem a chance de encarar um asiático. O mesmo ocorreria com a repescagem Concacaf x Oceania, que teria que evitar os grupos em que os três já conhecidos das Américas do Norte e Central caíssem. O caso da repescagem europeia em aberto é mais simples porque pode haver até dois europeus por chave.

Até agora são 15 seleções classificadas para a Copa: Qatar, Brasil, Argentina, Espanha, Inglaterra, França, Croácia, Sérvia, Suíça, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Irã e Coreia do Sul. Outras 14 serão conhecidas no fim de março e as três restantes somente em junho. Com base no último ranking divulgado, em fevereiro, o pote 1 dos cabeças de chave ficaria assim:

- Qatar
- Bélgica
- Brasil
- França
- Inglaterra
- Argentina
- Espanha
- Itália ou Portugal (se classificarem)

que tem uma pontuação complexa, mas que basicamente leva em conta resultados em jogos oficiais e amistosos, com peso maior aos primeiros e a confrontos mais recentes, ... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2022/02/10/com-brasil-e-argentina-veja-os-cabecas-de-chave-da-copa-do-mundo-do-qatar.htm?cmpid=copiaeco