Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que o Chelsea será o mandante contra o Palmeiras na final do Mundial

Jogadores do Palmeiras de branco na disputa do 3º lugar no Mundial de 2020 - Fadi El Assaad - FIFA/FIFA via Getty Images
Jogadores do Palmeiras de branco na disputa do 3º lugar no Mundial de 2020 Imagem: Fadi El Assaad - FIFA/FIFA via Getty Images

Colunista do UOL

11/02/2022 14h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa não faz sorteios para definir o mando de jogo em seus torneios, seja Copa do Mundo de seleções ou Mundial de Clubes. Aquele que será o time 1 ou o 2 em determinada partida já é definido pelo regulamento específico da competição, caso da final entre Chelsea (ING) x Palmeiras neste sábado (12), 13h30 (de Brasília), em Abu Dhabi.

Na prática, ser o time 1 em um evento Fifa significa que você terá o banco de reservas próximo ao auxiliar e poderá jogar com o uniforme principal — não há, ou pelo menos não é para ter, outros privilégios como melhor vestiário ou setor específico para seus torcedores. É por isso que o Palmeiras jogará de camisas e calções brancos, e meiões verdes, contra o Chelsea, que irá com o tradicional azul e meiões brancos na decisão do Mundial.

Mas se não há sorteio, por que o regulamento do Mundial coloca o vencedor da semifinal onde está o clube europeu como mandante na final? A Fifa tem repetido o texto das regras do torneio nos últimos anos, então no ano passado o Bayern de Munique (ALE) foi o time 1 contra o Tigres (MEX) e em 2019 o Liverpool (ING) o mandante contra o Flamengo, que atuou de branco a finalíssima em Doha, no Qatar.

Não foi sempre assim. Nas oito primeiras edições do Mundial organizado pela Fifa com esse modelo, com seis ou sete participantes, o finalista da semifinal do sul-americano era o mandante. Aconteceu com os três brasileiros campeões: o São Paulo sobre o Liverpool em 2005, o Inter frente ao Barcelona em 2006 e o Corinthians diante do Chelsea em 2012.

A partir de 2013, com exceção de 2015 quando o River Plate (ARG) foi o time 1 na derrota de 3 a 0 para o Barcelona, a Fifa inverteu a ordem e o vencedor da semifinal do europeu, que sempre foi um europeu, passou a ser o mandante, o que vale até hoje. Mesmo assim, já contando Chelsea x Palmeiras, os times ganhadores da semifinal da América do Sul, que nem sempre foram sul-americanos, ainda mandaram mais vezes as finais, 9 a 8.

Na Copa do Mundo de seleções, por exemplo, se o time que terminar em primeiro do Grupo A chegar até a final, ele será sempre o 1, ou o mandante no caso. Já o líder do Grupo H, se for até a decisão só terá o mando nas oitavas de final contra o segundo do G, depois sempre será o time 2. Isso está no regulamento.