Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja os possíveis rivais de Fluminense e América-MG na 'pré-Libertadores'

Fluminense e América-MG estarão nas fases preliminares da Libertadores - Jorge Rodrigues/AGIF
Fluminense e América-MG estarão nas fases preliminares da Libertadores Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Colunista do UOL

19/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fluminense e América-MG vão conhecer nesta segunda-feira (20) os confrontos que terão na fase preliminar da Libertadores-2022, popularmente conhecida no Brasil como "pré-Libertadores". O sorteio da Conmebol terá início às 12h (de Brasília).

As três primeiras fases da Libertadores têm 19 participantes, que brigam por quatro vagas na de grupos. Os brasileiros entram direto na segunda fase e o Fluminense estará no pote 1 do sorteio, enquanto o América-MG aparecerá no 2 — a confederação sul-americana usa seu ranking de clubes, divulgado na sexta-feira, para definir a divisão.

Times do pote 1 enfrentam os do 2, mas nesta etapa não pode haver confrontos entre equipes de um mesmo país, portanto não haverá um Fluminense x América. Já na fase 3, a seguinte e última antes dos grupos, é permitido encontro entre rivais da mesma nação. Os cruzamentos para a fase 3 também serão sorteados na segunda.

Assim ficaram os potes da segunda fase, com os brasileiros:

POTE 1

Fluminense
Atlético Nacional (COL)
Estudiantes (ARG)
Guaraní (PAR)
The Strongest (BOL)
Universitario (PER)
Universidad Católica (EQU)
Monagas (VEN)

POTE 2

Audax Italiano (CHI)
Everton (CHI)
Plaza Colonia (URU)
América-MG
Deportivo Cali (COL) ou Millonarios (COL)*
E1 (time vindo da 1ª fase)
E2 (time vindo da 1ª fase)
E3 (time vindo da 1ª fase)

O Fluminense, portanto, poderá ainda não conhecer seu rival da segunda fase, que poderá ser um dos três times que virão da etapa 1, que são:

Olimpia (PAR)
Barcelona (EQU)
Bolívar (BOL)
Deportivo Lara (VEN)
Montevideo City (URU)
Universidad Cesar Vallejo (PER)

Pelo regulamento, na fase de grupos, dois times do mesmo país não podem estar na mesma chave, a não ser que essas equipes venham das fases preliminares e sejam desconhecidas no momento do sorteio.

Caso Fluminense e América-MG avancem juntos aos grupos, automaticamente vão para o pote 4 e um deles obrigatoriamente enfrentará um brasileiro, já que serão nove times do Brasil para dividir em oito chaves. O sorteio da fase de grupos será na semana de 23 de março.

Os times derrotados na fase 3 da Libertadores são enviados para a fase de grupos da Copa Sul-Americana, que terá sorteio também em março.

*colombianos ainda definem posição para vaga na Libertadores