Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa avalia pedido de Palmeiras e rivais para reforços jogarem o Mundial

Palmeiras ergue a taça da Libertadores após bater o Flamengo em Montevidéu - Juan Mabromata / AFP
Palmeiras ergue a taça da Libertadores após bater o Flamengo em Montevidéu Imagem: Juan Mabromata / AFP

Colunista do UOL

06/12/2021 14h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A direção da Fifa avalia pedido dos clubes que participarão do Mundial, entre eles o Palmeiras, sobre criar uma exceção no regulamento para inscrição de atletas. O torneio será disputado entre 3 e 12 de fevereiro de 2022, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O Palmeiras estreia dia 8 de fevereiro, já na semifinal contra o vencedor de Monterrey (México) e Al Ahly (Egito).

O problema é a abertura das janelas internacionais de transferências, que difere de país para país, e interfere na possibilidade de inscrever jogadores contratados em datas próximas ao Mundial. O Palmeiras, como mostrou o Globoesporte.com, não sabe se poderá colocar na competição jogadores que venha a contratar entre dezembro e janeiro, antes da abertura da janela no Brasil, que será em 1º de fevereiro.

Uma possibilidade sugerida, apurou a coluna, é de a Fifa criar uma inscrição provisória, como faz a Conmebol em suas competições. Isso permite ao clube pré-increver o nome de um jogador que já esteja acertado, mas que ainda faltem detalhes burocráticos para estar regularizado.

Pelo regulamento do Mundial, um jogador só pode ser inscrito no torneio se tiver sido contratado em período que compreenda as janelas internacionais de transferências. Acontece que a Fifa exige que os clubes enviem uma pré-lista de inscritos, com até 35 nomes (quatro goleiros), até 3 de janeiro, ou seja, antes da abertura da janela internacional no Brasil, que será em 1º de fevereiro. Essa pré-lista só pode conter nome de atletas já regularizados.

Desta maneira se o Palmeiras acertar com alguém em dezembro não poderia colocá-lo na lista da Fifa porque para a entidade o contrato só estaria valendo a partir de 1º de fevereiro. Por isso, além de criar uma inscrição provisória, os clubes querem que a federação internacional permita adições nessa pré-lista durante janeiro, até uma semana antes do início da competição, quando é preciso mandar a inscrição final com 23 jogadores.

Mas não é só o clube brasileiro que tem esse problema. Dos outros seis participantes no Mundial, três têm seus países abrindo a janela depois de 3 de janeiro, data em que é preciso enviar a pré-lista de inscritos: Monterrey (México), Auckland City (Nova Zelândia) e Al Jazira (Emirados Árabes). Chelsea (Inglaterra), Al Ahly (Egito) e Al Hilal (Arábia) terão suas janelas abrindo um pouquinho antes da data limite da pré-lista.

Toda essa confusão ocorre porque o Mundial saiu de seu mês usual, que é dezembro — e que já tem todas as janelas de transferências do ano fechadas. Mais uma vez por causa da pandemia de covid-19 o torneio teve que ser adiado para o início do ano seguinte, o que faz com que os clubes estejam se reforçando porque seus períodos para negociações estão reabrindo.

Veja as datas das janelas de transferências dos países dos times participantes do Mundial:

Palmeiras (Brasil) - 1º de fevereiro a 25 de abril de 2022
Chelsea (Inglaterra) - 1º de janeiro a 31 de janeiro de 2022
Al Hilal (Arábia Saudita) - 2 de janeiro a 30 de janeiro de 2022
Al Jazira (Emirados Árabes) - 5 de janeiro a 1º de fevereiro de 2022
Auckland City (Nova Zelândia) - 14 de janeiro a 10 de fevereiro de 2022
Al Ahly (Egito) - 1º de janeiro a 31 de janeiro de 2022
Monterrey (México) - 5 de janeiro a 1º de fevereiro de 2022