Topo
REPORTAGEM

Palmeiras passa Grêmio e se torna melhor brasileiro em ranking da Conmebol

Palmeiras ergue a taça da Copa Libertadores pela terceira vez, após bater o Flamengo na final em Montevidéu Imagem: Juan Mabromata / AFP
Marcel Rizzo

Colunista do UOL

30/11/2021 04h00

O título da Libertadores 2021 colocará o Palmeiras como melhor brasileiro no ranking de clubes da Conmebol, passando o Grêmio e ficando em terceiro lugar, atrás apenas dos argentinos River Plate e Boca Juniors.

O ranking não é apenas figurativo e serve para a confederação definir a distribuição dos clubes nos potes do sorteio dos grupos da Libertadores. Como atual campeão, o Palmeiras será o cabeça de chave do Grupo A —vice-campeão ao perder a final por 2 a 1 em Montevidéu, no sábado, o Flamengo também será cabeça de chave. O sorteio deve ocorrer em 25 de março.

Hoje em quarto no ranking com 6.629 pontos, o Palmeiras deve chegar a 7.600, ultrapassando o Grêmio. Com 6.950 pontos atualmente, o clube gaúcho caiu na Libertadores-2021 na etapa anterior à fase de grupos e depois, migrando de competição, foi eliminado nas oitavas de final da Sul-Americana, que também dá pontos ao ranking.

O sistema de pontuação é complexo. Como campeão da Libertadores-2021, o Palmeiras ganha 1.000 pontos, mas se leva em conta também as campanhas dos últimos dez anos, que diminui a pontuação proporcionalmente ano a ano, e também um coeficiente histórico desde a primeira edição, em 1960. O campeão nacional de cada um dos dez países filiados leva 50 pontos e se pontuam também os dez últimos anos, proporcionalmente.

O salto do Palmeiras no ranking é significativo. Em 2017, o clube estava em 25º no geral, com pouco mais de dois mil pontos. Era apenas o sétimo melhor brasileiro, atrás de São Paulo, Cruzeiro, Corinthians, Inter, Grêmio e Santos. Desde então, foram dois títulos (2020 e 2021), semifinal (2018), quartas (2019) e oitavas (2017).

A Conmebol deve divulgar em janeiro a edição 2022 do ranking, com o Palmeiras em terceiro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Palmeiras passa Grêmio e se torna melhor brasileiro em ranking da Conmebol - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL


Marcel Rizzo