Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

EA desiste de contrato milionário, e game de futebol não deve ser mais Fifa

EA Sports e o seu FIFA 22, que pode ser o último jogo com esse nome - Divulgação/EA Sports
EA Sports e o seu FIFA 22, que pode ser o último jogo com esse nome Imagem: Divulgação/EA Sports

Colunista do UOL

07/10/2021 08h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A desenvolvedora de jogos eletrônicos Eletronic Arts (EA) não vai renovar seu contrato milionário de licenciamento com a Fifa, que vence em 2022. Isso faria com que o tradicional jogo de futebol para consoles e computadores Fifa, lançado pela primeira vez em 1993, mudasse de nome, como informou em nota a empresa nesta quinta-feira (7). Recentemente a EA lançou a mais nova versão do game, o Fifa 22, que pode ser o último nomeado assim.

A EA Sports, braço da EA para jogos de esporte e que tem marcas fortes licenciadas como a NFL (liga de futebol americano), a NBA (de basquete) e a Fórmula 1, manterá contratos importantes com ligas do futebol, como a Premier League (Inglaterra), a Bundesliga (Alemanha) e a La Liga (Espanha), além dos acordos com a Uefa e a Conmebol para ter exclusividade na marca da Liga dos Campeões e da Libertadores. O contrato com a La Liga, por exemplo, foi renovado até 2030 e recentemente estendeu com a Bundesliga e com a Uefa.

Com esses contratos, a EA entende, apurou a coluna, que ter a marca Fifa já não é essencial para que o jogo tenha a chancela de simulador oficial do futebol — seu principal concorrente no segmento é o eFootball, o antigo PES (Pro Evolution Soccer), que teve o nome alterado em 2021 pela Konami.

Há também a questão financeira. Segundo o jornalista Tariq Panja, do NYT, a EA paga anualmente para a Fifa mais de US$ 100 milhões (R$ 548 milhões), que seria a principal receita comercial da federação internacional atualmente — informação confirmada pela coluna. A crise econômica causada pela pandemia explicaria a vontade da EA de economizar esse valor, o que seria um baque nas contas da entidade que comanda o futebol.

É cedo para qual seria o novo nome do jogo. Na NFL, por exemplo, a EA Sports licencia o nome do ex-técnico da liga John Madden. Seria possível fazer isso com o futebol, com um ícone do esporte nomeando o jogo?