Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ano de Copa: Brasileirão-22 vai acabar mais cedo; veja esboço de calendário

Brasileirão de 2022 terá calendário apertado por causa da Copa do Qatar - GettyImages
Brasileirão de 2022 terá calendário apertado por causa da Copa do Qatar Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

18/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasileirão de 2022 pode terminar um dia antes da data obrigatória estipulada pela Fifa para liberar os jogadores para a Copa do Qatar, em meados de novembro — e a oito dias do início do Mundial. O calendário nacional da próxima temporada será divulgado nas próximas semanas.

O ano que vem será atípico porque o Mundial do Qatar ocorrerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro, e não nos tradicionais meses de junho e julho, para minimizar o calor do Oriente Médio. Enquanto os torneios na Europa serão paralisados no meio da temporada, países que mantêm o calendário de janeiro a dezembro, como o Brasil, deverão acabar seus campeonatos antes da Copa.

A CBF trabalha, como nos dois últimos anos, com um calendário apertado para 2022. Num esboço que foi elaborado, o Brasileirão terminaria em 13 de novembro, um domingo, um dia antes da data limite imposta pela Fifa para que todas as competições no mundo parem e que os jogadores sejam liberados para as seleções que disputarão a Copa.

Há outras possibilidades: o torneio acabar uma semana antes, dia 6 de novembro, ou até em um meio de semana, como dia 9, uma quarta-feira — isso já ocorreu na edição 2020, que foi finalizada em uma quinta-feira de fevereiro de 2021 após o atraso causado pela pandemia de covid-19.

O início da competição deve ser em meados de abril, e pode haver coincidência com finais de alguns estaduais. A CBF esperava a Conmebol divulgar o calendário, o que ocorreu na noite desta segunda-feira (16), para finalizar o seu, encaixando seus torneios nas datas em aberto e que não coincidem com as Copas Libertadores e Sul-Americana — que terão suas finais em outubro.

Há uma preocupação sobre a liberação dos jogadores que atuam no Brasil e que forem convocados por Tite para a Copa do Mundo. A Fifa obriga que os atletas estejam livres em 14 de novembro, uma semana antes do início do Mundial, mas isso não impede que as seleções comecem a trabalhar antes se houver liberação das equipes.

Por isso o ideal, na avaliação da direção da CBF, é que o Brasileiro acabe no começo de novembro, e não no meio, para que o treinador tenha ao menos duas semanas com os atletas de times nacionais e com os de clubes estrangeiros compondo o grupo aos poucos.

Normalmente a Fifa dá 18 dias de preparação para as seleções antes das Copas, mas 2022 se mostra atípico também nisso. Como ocorrerá no meio da temporada europeia, a data de liberação (14 de novembro) até o Mundial começar (21) será de apenas sete dias. A cúpula da federação internacional avalia que a maioria dos atletas não estará tão desgastada como quando a Copa ocorre entre junho e julho.

A CBF também terá que encaixar no calendário a Copa do Brasil, seu torneio mata-mata. Há quem defenda na confederação que a competição tenha uma final única, o que seria inédito e faria a entidade ganhar uma data. Poderia ser um teste para o modelo ser adotado definitivamente.