Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa terá 'superdata' que pode desfalcar clubes por 16 dias em 2022

Tite e Neymar poderão fazer quatro jogos com a seleção em meados de 2022 - Alexandre Schneider/Getty Images
Tite e Neymar poderão fazer quatro jogos com a seleção em meados de 2022 Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Colunista do UOL

14/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa criou uma super data-Fifa entre maio e junho de 2022, na qual as seleções poderão jogar até quatro vezes no período (normalmente são duas) — servirá, também, para a realização das repescagens classificatórias para a Copa do Mundo de 2022. Serão 16 dias, entre 30 de maio e 14 de junho.

As datas-Fifa, normalmente, têm nove dias em que os clubes são obrigados a liberar os jogadores. A CBF ainda não divulgou o calendário do ano que vem, mas por falta de datas é improvável que o Brasileirão e outros torneios nacionais parem durante os períodos reservados às seleções.

Como a Copa do Qatar será disputada entre novembro e dezembro, a Série A, que normalmente vai até o começo de dezembro, terá que acabar no início de novembro, perdendo de 3 a 4 semanas. É provável, portanto, que os clubes que tiverem atletas convocados fiquem sem eles no Brasileiro e Copa do Brasil por mais de duas semanas no meio de 2022.

A intenção da Fifa foi a de criar uma janela maior de preparação às seleções no período que normalmente se jogaria a Copa do Mundo — que será no fim do ano, e não no meio, para minimizar o calor do Oriente Médio — e também compensar porque não haverá data-Fifa de outubro. A pandemia de covid-19 não foi determinante para isso — a direção da federação internacional já havia decidido pela super data-Fifa antes de 2020.

Em 2022 serão quatro datas-Fifa antes da Copa do Mundo. Uma extra, entre 24 de janeiro e 1º de fevereiro, foi criada para recompor jogos adiados entre 2020 e 2021 por causa da pandemia. Haverá a tradicional de março (de 21 a 29), a estendida de maio e junho e a última em setembro (19 a 27).

Não haverá janela para jogos de seleções em outubro para que os campeonatos nacionais possam acabar (para aqueles que usam o calendário de janeiro a dezembro) ou adiantar (para os que utilizam de agosto a maio). Pelo documento enviado pela Fifa às federações, os jogadores precisam estar liberados para as seleções até 14 de novembro, uma semana antes de a Copa começar em 21 de novembro — a final está marcada para 18 de dezembro.

Para compensar os jogos perdidos entre 2020 e 2021 por causa da pandemia, a Fifa autorizou as confederações a aumentarem um pouco as datas-Fifa neste fim de 2021 e realizar três partidas, não duas. A Conmebol decidiu fazer isso em agosto/setembro e outubro, aumentando de nove para 11 dias a janela em que os jogadores podem estar com as seleções para as Eliminatórias.

Em agosto/setembro deste ano o período será de 30 de agosto a 9 de setembro, com jogos dias 2, 5 e 9 — o Brasil enfrenta o Chile fora e Argentina e Peru em casa. Em outubro a janela será de 4 a 14, também com três partidas disputadas. Em novembro, na América do Sul, a data-Fifa volta aos nove dias habituais, com dois jogos, entre 8 e 16.