Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flamengo é o único com limite de 50 inscritos nas quartas da Libertadores

Gabigol em Flamengo x Defensa y Justicia, pelas oitavas da Libertadores - Mateus Bonomi/AGIF
Gabigol em Flamengo x Defensa y Justicia, pelas oitavas da Libertadores Imagem: Mateus Bonomi/AGIF

Colunista do UOL

10/08/2021 13h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo é o único clube dos oito que iniciam as quartas de final da Libertadores, nesta terça-feira (10), utilizando o limite de 50 inscritos. O Palmeiras, que o acompanhava nesse número nas oitavas de final, perdeu dois atletas e tem 48 para a nova etapa da competição.

Os brasileiros, como na fase de grupos e nas oitavas, mantiveram blindagem melhor do que os rivais de outros países contra possíveis surtos de covid-19. Atlético-MG e Fluminense têm 48 inscritos e o São Paulo, 47. O Olimpia (PAR) está com 36, o Barcelona (EQU) com 33 e o River Plate (ARG) com 32.

A Conmebol, pelo segundo ano seguido, aumentou de 30 para 50 o limite de inscritos de suas competições de clubes para tentar evitar que os participantes, em caso de perda de muitos atletas contaminados por covid-19, ficassem sem opções para colocar em campo.

Pelo regulamento pode-se fazer três trocas antes de começar as quartas de final, mas sem aumentar o número final da lista apresentada na etapa de grupos. Por exemplo: o argentino River Plate, que só inscreveu 32 jogadores para a fase inicial, poderia trocar três, mas sem ultrapassar 32.

O River teve problema com surto de covid na etapa de grupos, quando enfrentou em maio o Independiente Santa Fé (COL) com apenas 11 jogadores disponíveis e o meia Enzo Pérez no gol — e ainda venceu por 2 a 1.

O Flamengo manteve na lista jogadores que estão para ser negociados, como o atacante Rodrigo Muniz. A saída da lista só se dá quando a transação é concluída, por meio dos sistemas integrados das confederações. Muniz, entretanto, só poderá ser trocado caso o Fla passe para a semifinal.

O Palmeiras perdeu dos 50 que tinha nas oitavas de final o zagueiro Pedrão, emprestado ao Portimonense (POR), e o lateral-esquerdo Matias Viña, negociado com a Roma (ITA).

O clube não os trocou por fez as três substituições usando outros atletas: entraram Matheus Fernandes, Jorge e Piquerez e saíram Lucas Esteves (emprestado ao Colorado Rapids, da MLS), Marcelinho e Davi. Pedrão e Viña poderão ser substituídos caso o Palmeiras avance à semifinal.

O São Paulo tirou da lista de 48 que tinha nas oitavas de final o volante Hernanes, de saída do clube, caindo então para 47 atletas que pode utilizar nas quartas de final da Libertadores. O Atlético-MG, que tinha 49 inscritos na fase anterior, foi para 48 com a negociação do zagueiro Gabriel para o futebol japonês. Já o Fluminense manteve os 48.

VEJA OS JOGOS DE IDA DAS QUARTAS DA LIBERTADORES

São Paulo x Palmeiras - hoje (10 de agosto) - 21h30
Olimpia x Flamengo - amanhã (11 de agosto) - 19h15
River Plate x Atlético-MG - amanhã (11 de agosto) - 21h30
Fluminense x Barcelona - quinta-feira (12 de agosto) - 21h30