Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Copa América feminina-2022, que classifica ao Mundial, tem datas definidas

Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira feminina, tem contrato até 2024 - Lucas Figueiredo/CBF
Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira feminina, tem contrato até 2024 Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

10/06/2021 10h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em meio à pressão e críticas por organizar a Copa América masculina no Brasil durante a pandemia, a Conmebol definiu as datas da edição feminina que será em 2022 e servirá de eliminatória para a Copa do Mundo feminina de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia. O torneio ocorrerá de 8 a 30 de julho, em sede a ser definida.

A competição estreará em julho depois de a edição de 2018, no Chile, ocorrer em abril, a de 2014 em setembro e a de 2010 em novembro — ambas no Equador. A ideia é que a data se consolide em julho, mesmo período em que a Uefa organiza a sua Eurocopa feminina (a de 2022 será entre 6 e 31 de julho). As entidades da América do Sul e da Europa têm trabalhado para espelhar datas de campeonatos em busca de patrocínios em conjunto e para otimizar o calendário.

No fim de 2020, o presidente da confederação sul-americana, Alejandro Dominguez, anunciou que a partir de 2022 a Copa América feminina será disputada a cada dois anos, e não mais quatro. A tentativa é para desenvolver países do continente em que o futebol feminino beira o amadorismo, como Bolívia, Equador e Peru.

A Copa América de 2022 dará inéditas três vagas diretas à Copa do Mundo de 2023, que pela primeira vez terá 32 participantes. O quarto e quinto na Copa América também terão chance de ir ao Mundial em uma repescagem mundial com dez participantes buscando três vagas, a ser jogada em fevereiro de 2023 nos países sedes (Austrália e Nova Zelândia). A Copa do Mundo está marcada de 20 de julho a 20 de agosto de 2023.