Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tite poderá chamar 5 atletas extras à Copa América e desfalcar mais clubes

Tite convoca seleção brasileira para as Eliminatórias da Copa - Lucas Figueiredo/CBF
Tite convoca seleção brasileira para as Eliminatórias da Copa Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

28/05/2021 13h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O técnico da seleção brasileira, Tite, poderá convocar 28 jogadores, e não mais 23, para a Copa América. Isso pode fazer com que mais clubes sejam desfalcados, já que o Brasileirão não para durante o torneio marcado de 13 de junho a 10 de julho - e que deve ser confirmado integralmente na Argentina depois que a Colômbia foi retirada da organização por causa dos protestos políticos no país

Por causa da covid-19 e risco de contaminações, a Conmebol decidiu aumentar a lista final de inscritos. Dos tradicionais 23 subiu para 28 jogadores, mas com um detalhe: os treinadores poderão relacionar para os jogos apenas 23. Os cinco que sobrarem não podem ficar no banco de reservas e assistem à partida da arquibancada.

A lista final de cada participante deve ser divulgada nos próximos dias e não só a da seleção brasileira interessa aos clubes brasileiros, mas também as relações dos times estrangeiros. O torneio de seleções coincidirá com nove rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, que diferente das Copas Libertadores e Sul-Americana não vai parar entre junho e julho.

Tite convocou recentemente a seleção para dois jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, em 4 de junho frente o Equador, em Porto Alegre, e 8 de junho contra o Paraguai, em Assunção. É provável que a maior parte dos atletas dessa lista esteja na Copa América, mas pode ter uma ou outra mudança e, claro, o acréscimo dos cinco nomes para completar 28.

Para a lista das Eliminatórias, o Flamengo teve dois convocados (Everton Ribeiro e Gabigol), o Palmeiras um (Weverton) e o São Paulo também um, Daniel Alves, que acabou cortado por lesão (Emerson, do Betis, o substituiu).

A Conmebol também aumentou de 50 para 60 o limite da pré-lista de convocados. Essa relação é importante porque o regulamento prevê que os participantes podem trocar até cinco jogadores por causa de contaminação por covid-19, em qualquer momento da competição, mas o novo inscrito precisa sair dessa pré-lista. As associações têm até a próxima terça-feira, dia 1º de junho, para completar os 60 nomes.