Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo não deve passar disputa de 3º lugar do Palmeiras e final do Mundial

Palmeiras perdeu para o Tigres na semifinal do Mundial de Clubes e jogará o terceiro lugar na quinta-feira                           - AFP
Palmeiras perdeu para o Tigres na semifinal do Mundial de Clubes e jogará o terceiro lugar na quinta-feira Imagem: AFP

Colunista do UOL

08/02/2021 13h51Atualizada em 08/02/2021 16h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A TV Globo caminha para não transmitir a disputa do terceiro lugar do Mundial de Clubes entre Palmeiras e Al Ahly (Egito), na quinta-feira (11). O martelo ainda não foi batido, mas o confronto só deve passar no SporTV, em TV fechada.

O horário da disputa do terceiro lugar, 12h, é considerado ruim para a Globo, já que demandaria alterar a programação de eventos ao vivo, com os telejornais locais, o Globo Esporte e depois o Jornal Hoje, que tem alcance nacional.

O mesmo vale para a final do campeonato sem o Palmeiras: mesmo com o poderoso Bayern de Munique encarando o Tigres do México, a Globo prepara sua programação sem essa partida na quinta-feira, 15h. O jogo, portanto, seria transmitido também apenas pelo SporTV.

O Palmeiras perdeu no domingo (7) para o Tigres por 1 a 0, na semifinal. O resultado frustrou a Globo, que tem destacado a cobertura do evento em sua programação em meio à reaproximação com a Fifa.

A emissora e a federação internacional se confrontam judicialmente porque a Globo decidiu atrasar uma parcela de US$ 90 milhões (R$ 480 milhões) do contrato que tem com a Fifa, que inclui a Copa do Mundo de 2022 no Qatar. Esse pagamento deveria ter sido feito em julho de 2020, a Globo alegou perda financeira por causa da pandemia e a Fifa acionou a Justiça.

Mesmo assim não houve rompimento do contrato, por isso o Mundial de Clubes 2020, adiado de dezembro para fevereiro, está sendo transmitido em TVs aberta e fechada. Nem a entidade e nem a emissora veem a chance da quebra contratual, apesar do imbróglio jurídico.

A decisão final sobre transmitir ou não os dois próximos jogos do Mundial será tomada até o fim desta segunda (8). A semifinal entre Bayern e Al Ahly já não passou em TV aberta hoje (só SporTV, às 15h), mas isso já estava definido antes de o Palmeiras perder a semifinal para o Tigres.