Topo

Marcel Rizzo

Com Palmeiras cabeça de chave, Libertadores-21 só conhecerá grupos em abril

Jogadores do Palmeiras comemoram a conquista da Copa Libertadores 2020 - Cesar Greco
Jogadores do Palmeiras comemoram a conquista da Copa Libertadores 2020 Imagem: Cesar Greco

Colunista do UOL

01/02/2021 14h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol só vai sortear os grupos da Libertadores 2021 em 14 de abril, uma semana antes dessa etapa da competição começar em 21 de abril. A entidade decidiu este ano separar os sorteios da fase preliminar, que no Brasil é conhecida como "pré-Libertadores", e da fase de grupos, normalmente feitos no mesmo dia.

Nesta sexta-feira (5), 12h de Brasília, serão sorteados os confrontos das três fases preliminares. Os dois brasileiros participantes, que entram a partir da segunda preliminar, não estão conhecidos porque o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil ainda não terminaram.

Os dois brasileiros já confirmados para a Libertadores 2021 são o Palmeiras, que vai entrar como atual campeão direto como cabeça de chave do Grupo A, e o Inter, que precisa definir sua posição final no Brasileiro. Os outros seis sairão da Série A ou Copa do Brasil: se o clube paulista levar também o título do mata-mata nacional, o Grêmio, como vice, não herda a vaga, que iria automaticamente para o Brasileirão. O alcance dos classificados pode até se transformar em G8 dependendo da posição final do Palmeiras na Série A.

A "pré" Libertadores começa em 17 de fevereiro, mas ainda sem brasileiros, que só entram na segunda etapa. Inicialmente esta fase estava marcada para iniciar em 3 de março, mas a Copa do Brasil, fundamental para definir a distribuição das vagas brasileiras para a competição sul-americana, só terminará em 7 de março — a data foi adiada duas vezes por causa da final da Libertadores e agora pela ida do Palmeiras ao Mundial de Clubes.

A CBF já pediu para a Conmebol que adie a estreia dos brasileiros na segunda fase preliminar da Libertadores, o que deve ser atendido. O ideal é que a "pré-Libertadores" esteja com seus quatro classificados definidos até 14 de abril, data do sorteio dos grupos da competição.

Separar os sorteios das fases preliminares e de grupo da Libertadores também foi uma solução para que a Copa Sul-Americana, que a partir de 2021 terá grupos, tenha essa etapa sorteada no mesmo dia da Libertadores.

Os quatro eliminados da terceira fase preliminar da Libertadores migram para a etapa de grupos da Sul-Americana, por isso é importante a coordenação desses sorteios. A fase preliminar da Copa Sul-Americana, que não terá times brasileiros e argentinos, também será sorteada nesta sexta (5), com a de grupos (ao menos seis brasileiros confirmados) em 14 de abril.