Topo

Marcel Rizzo

CBF x Conmebol: alta tensão passa até por time indicado à Libertadores-21

Santos enviou oficialmente reclamação à Conmebol por causa de arbitragem - Agustin Marcarian-Pool/Getty Images
Santos enviou oficialmente reclamação à Conmebol por causa de arbitragem Imagem: Agustin Marcarian-Pool/Getty Images

Colunista do UOL

08/01/2021 11h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Antes de reclamar oficialmente para a Conmebol sobre a não marcação de um pênalti em Marinho pelo árbitro chileno Roberto Tobar no primeiro jogo das semifinais da Libertadores contra o Boca Jrs, a direção do Santos acionou a CBF. Problema é que o pedido de ajuda pode não surtir efeito: atualmente as confederações brasileira e sul-americana têm se estranhado por causa do calendário apertado que a pandemia criou para 2020 e 2021.

O último atrito tem relação com a Libertadores-2021, que pode não ter brasileiros indicados a tempo de começar a segunda fase, aquela antes da etapa de grupos, caso a final da Copa do Brasil, entre Grêmio x Palmeiras, tenha de fato que ser disputada em março. Esse cenário ocorre com o Palmeiras vencendo a Libertadores e se classificando ao Mundial de Clubes.

O blog detalha alguns pontos que geraram atritos...

QUAL BRASILEIRO SERÁ INDICADO À LIBERTADORES-2021?

Esse é um problema que incomoda muito a Conmebol. Se o Palmeiras vencer a Libertadores e se classificar para o Mundial de Clubes da Fifa, que por causa da pandemia terá sua edição 2020 disputada entre 1º e 11 de fevereiro de 2021 no Qatar, a CBF terá inevitavelmente que adiar a final da Copa do Brasil entre Grêmio x Palmeiras para fim de fevereiro e começo de março.

Segundo o técnico gremista Renato Gaúcho, a informação que seu clube tem é que nesse cenário a decisão da Copa do Brasil iria para os dias 28 de fevereiro, um domingo (primeiro confronto), e 3 de março, uma quarta, o segundo. E aí começa o problema.

A Libertadores 2021 terá início em 17 de fevereiro, no primeiro mata-mata antes da fase de grupos, que no Brasil se popularizou como "pré-Libertadores". Nessa primeira rodada não há brasileiros, mas na segunda já há e o primeiro confronto desta etapa está marcado justamente para 3 de março. Mas qual time brasileiro entrará em campo se a Copa do Brasil não terá terminado?

Explica-se: o Brasil tem sete vagas para a Libertadores, seis via Brasileirão e uma ao campeão da Copa Brasil. O vencedor do torneio mata-mata nacional entra direto na fase de grupos.

Imagine a seguinte situação: o Palmeiras não ganha a Libertadores e termina o Brasileirão, em 24 de fevereiro, em sexto. Nessa situação entraria na Libertadores 2021 na segunda fase, antes da etapa de grupos. Mas se ganhar a Copa do Brasil, isso muda e o time vai para a fase de grupos, abrindo lugar na segunda fase da Libertadores ao sétimo do Brasileirão. A mesma linha de raciocínio vale em caso de título do Grêmio.

Se a final da Copa do Brasil ocorrer em 3 de março, quando já deveria começar essa segunda fase da Libertadores, qual time brasileiro será indicado se não se saberá se Palmeiras ou Grêmio irão via Copa do Brasil ou por meio do Brasileiro? Esse é um problema que quebra a cabeça dos cartolas...

PALMEIRAS E SANTOS JOGAM EM DIA QUE TÊM QUE ESTAR NO RIO

A CBF remarcou Palmeiras x Vasco, partida atrasada da primeira rodada da Série A, e Atlético-MG x Santos, da 28ª, para 27 de janeiro, uma quarta, no Allianz Parque e em Belo Horizonte respectivamente. O primeiro confronto foi adiado porque em 8 de agosto os paulistas jogaram a final do Estadual.

Se Palmeiras e Santos avançarem à final da Libertadores, marcada para 30 de janeiro no Maracanã, terão que estar no Rio, sede da partida, 72 horas antes do embate, ou seja na quarta na qual têm jogo marcado pelo Brasileirão. Este é o protocolo da Conmebol para sua finalíssima.

A CBF irá pedir que a Conmebol abra uma exceção e permita que Palmeiras e (ou) Santos joguem na noite do dia 27 em São Paulo e BH e viajem ao Rio na quinta pela manhã — alegará que os times estarão a curta distância do Rio.

A ver se a Conmebol autorizará, já que o protocolo segue essas regras devido a contratos com patrocinadores, que ativam suas marcas com eventos relacionados à final em que a presença dos times é obrigatória.

HORÁRIO DA FINAL DA LIBERTADORES
Como o blog mostrou, a Conmebol havia pedido para que a CBF não marcasse jogos da Série A em 30 de janeiro, data da final da Libertadores no Maracanã. A CBF ignorou porque teve que cumprir pedido dos detentores de direitos de transmissão do Brasileiro, que precisam preencher suas grades aos sábados.

Três jogos foram marcados: Atlético-MG x Fortaleza (Premiere) e Ceará x Athletico (TNT), às 19h, e Inter x Bragantino (Premiere ) às 21h. A ideia da Conmebol e parceiros era ter a decisão da Libertadores começando às 18h, bom para mercados internacionais, como europeu e americano, e também com temperatura mais amena.

Problema é que, assim, o segundo tempo da final bateria com o início de duas partidas da Série A, o que desagrada os detentores de direito de transmissão da Libertadores que gostariam de não ter concorrência por audiência. Agora estuda-se qual o melhor horário, 17h ou 16h30.

MARACANÃ
Como mostraram Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos na coluna De Primeira, a Conmebol estudou tirar a final da Libertadores-2020 em 30 de janeiro do Maracanã. Preocupa o alto custo para realizar uma partida em estádio para 80 mil torcedores sem a possibilidade da presença do público, vetado pelas autoridades brasileiras por causa da pandemia.

A ideia não avançou principalmente porque a CBF não quis, alegando que dois times brasileiros podem estar lá e seria ruim o confronto sair do Brasil, mesmo que torcedores não possam estar presentes. A Conmebol cogitou levar o jogo para Assunção, no Paraguai, próximo a sua sede, onde gastaria menos para organizá-lo. Isso já está descartado.