Topo

Marcel Rizzo

Peñarol mandará jogo da Libertadores no Beira-Rio? Conmebol espera que não

Estádio Beira-Rio antes de Internacional x Santos pelo Brasileirão 2020. Estádio pode receber mais jogos da Libertadores - Divulgação/SC Internacional
Estádio Beira-Rio antes de Internacional x Santos pelo Brasileirão 2020. Estádio pode receber mais jogos da Libertadores Imagem: Divulgação/SC Internacional

Colunista do UOL

21/08/2020 16h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol vai divulgar na quarta-feira (26) os locais onde cada time jogará na retomada da Libertadores, marcada a partir de 15 de setembro. Somente dois países, Argentina e Uruguai, ainda não aprovaram o protocolo criado pela confederação para viabilizar viagens e partidas de suas competições, mas a avaliação dentro da entidade é que isso é uma questão de tempo e burocracia.

Por via das dúvidas, o uruguaio Peñarol já avisou à Conmebol que caso as autoridades de seu país não autorizem jogos em Montevidéu ele mandará suas partidas no estádio Beira-Rio, do Inter, em Porto Alegre — o reinício do torneio será sem acesso de torcedores.

A confederação permitiu, como mostrou o blog, que os clubes mandassem jogos em outros países por causa da pandemia do coronavírus. Um prazo até 20 de agosto foi estipulado para que um participante indicasse estádio e nação diferente da sua para ser o anfitrião, caso sua casa estivesse com a fronteira fechada, por exemplo.

Para dar mais tempo a Argentina e Uruguai, a Conmebol prorrogou esse prazo para o dia 25, próxima terça-feira. A tendência é que até lá os dois países aprovem o protocolo e o Peñarol possa atuar normalmente em Montevidéu.

Sete países já oficializaram o ok ao guia sanitário, médico e de viagens da Conmebol — Brasil, Paraguai, Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela e Peru. O governo chileno já comunicou que aprovou, só faltando assinar. O protocolo prevê, entre outras coisas, que os clubes usem voos fretados, que só saiam do hotel para treinar e jogar e que só fiquem no país visitado por 72 horas.

Os testes PCR para Covid-19 têm que estar na Conmebol 24 horas antes da viagem, para visitantes, e 24 horas antes do jogo para mandantes (que atuem no país de origem) e jogador com resultado positivo não entrará em campo. A CBF, por exemplo, tem usado uma norma dos EUA de que se o positivivado se contaminou há mais de 14 dias pode atuar porque, segundo estudo, ele não é mais transmissor da Covid-19.

Como o blog revelou, caso algum time não possa comparecer ao jogo porque tem vários atletas contaminados ou porque teve problema para viajar, ele será declarado perdedor (por WO). A Conmebol não adiará partidas por falta de datas para concluir a Libertadores, que já avançará para janeiro de 2021.