Topo

Marcel Rizzo

Caso Dudu: Fifa muda datas para transferências e clube do Qatar ganha tempo

Dudu pode jogar no Qatar após mais de cinco anos no Palmeiras - Getty Images
Dudu pode jogar no Qatar após mais de cinco anos no Palmeiras Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

01/07/2020 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Al-Duhail, clube do Qatar interessado no palmeirense Dudu, ganhou tempo para finalizar a contratação. A Fifa, por causa da pandemia do novo coronavírus, tem alterado as datas da janela internacional de transferências para períodos posteriores das originais e no Qatar não foi diferente.

A entidade, a pedido da federação qatariana, definiu quarta passada a nova janela do país do Oriente Médio de 3 de agosto a 25 de outubro. Originalmente o período ia de 15 de julho a 30 de setembro. Com isso, os qatarianos ganharam algumas semanas para poder iniciar os trâmites da transação e também para finalizá-la. Ou para desistir do negócio.

Isso pode ser crucial nesse acordo por um motivo: Dudu sofre acusações de agressão da mulher Mallu Ohana, o que o jogador nega. A defesa de Dudu tem divulgado vídeos do dia no qual teria ocorrido uma das agressões, segunda da semana passada, no estacionamento de um prédio e na rua na frente desse mesmo imóvel, em que Mallu aparece tentando tirar um celular da mão do palmeirense e depois entrando no carro com ele.

Mallu também acusou Dudu de ter batido nela durante o Carnaval passado, o que o jogador também negou. A situação é acompanhada pelos dirigentes do clube árabe e, por enquanto, não se sabe se isso pode interferir na negociação, mas os dias a mais para efetuar a transação podem influenciar numa decisão dos qatarianos.

A janela internacional de transferências no Brasil do meio da temporada, marcada inicialmente de 1º a 31 de julho, também vai mudar. A CBF já comunicou à Fifa que pedirá a alteração, mas ainda discute internamente qual será a melhor data — depende do início do Brasileiro para que os clubes possam inscrever atletas que contratem fora do Brasil. A CBF projeta o campeonato começando na primeira quinzena de agosto.

O Al-Duhail conversa com o estafe de Dudu e caso haja oferta o valor pode chegar a 15 milhões de euros (R$ 90 milhões), que se confirmado agrada ao Palmeiras. Dudu, 28 anos, está no clube desde 2015, tem 305 jogos e 70 gols.