Juca Kfouri

Juca Kfouri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

A Libra desvalorizada é mais do mesmo

Fora do mundo árabe, a libra é a moeda mais valiosa do mundo, emitida pelo Banco da Inglaterra. É preciso 1,35 dólar americano para comprar uma libra esterlina, sinônimo de forte, indestrutível.

Tudo que a Libra, uma das duas "ligas" do futebol brasileiro não é.

Na verdade hoje temos dois Clubes dos 13, meras agências intermediadoras de contratos de televisão.

O Clube dos 13 foi dinamitado por ação deletéria do então presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, hoje às voltas com a Justiça por usar para gastos pessoais o cartão corporativo do clube. E dinamitado exatamente quando estava a um passo de se constituir como verdadeira liga de clubes.

Hoje temos a Libra e a Liga Forte União, duas fantasias incapazes de falar a mesma língua mesmo dentro de cada uma.

Os interesses individuais prevalecem e ninguém quer abrir mão de nada em benefício do bem coletivo.

Neste momento o foco está na Libra, todos contra o Flamengo e o Flamengo contra todos.

Façamos de conta que não importa quem tem razão.

O que chama atenção, além da exigência de unanimidade no estatuto, em vez de maioria, é a incapacidade de sentar à mesa para conversar e a solução drástica de ir à Justiça como fez o Flamengo.

Continua após a publicidade

Boa parte dos problemas mundiais está na exigência de unanimidade nas decisões do Conselho de Segurança da ONU.

Como Estados Unidos, Rússia e China nunca estão de acordo, sempre há vetos e o mundo que se exploda.

Definitivamente não há amigos, co-irmãos, nem mesmo adversários, mas inimigos, circunstancialmente reunidos em torno de interesses que deveriam ser comuns, mas são apenas de ocasião e ninguém abre mão de coisa alguma.

É claro que a atitude da Gávea é antipática ao bloquear o dinheiro dos demais sócios litigantes por meio de liminar na Justiça, compreensivelmente concedida para resguardar eventuais direitos rubro-negros.

Quando se chega ao ponto de acusar a liga de ter adulterado documento, como faz o Flamengo, é porque, na verdade, acabou a possibilidade de clima civilizado no ambiente.

Até é de se estranhar que o clube queira permanecer na Libra.

Continua após a publicidade

Ou você aceitaria ser sócio de clube que falsifica documento?

O futebol brasileiro é o que é exatamente porque os cartolas de nossos clubes são o que são, com raras exceções, e viveram, vivem e viverão sob o manto imundo da CBF.

Em bom português, todos se merecem e é pura perda de tempo ficar de um lado ou de outro.

No fim, dá tudo errado mesmo.

Em tempo: a libra é a moeda do país que tem a Premier League e qualquer semelhança será mera coincidência.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.