Kane chega ao clássico alemão com números que superam auge de Messi e CR7
Ler resumo da notícia

Fantástico, assustador, surreal, inédito. É difícil encontrar palavras para descrever o início de temporada de Harry Kane em seu terceiro ano como atacante do Bayern de Munique. Passada a pressão para conquistar o primeiro título da carreira, o inglês vive, aos 32 anos, um momento mágico.
No sábado, quando pisar no gramado do Allianz Arena, para o clássico entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund, às 13h30 (horário de Brasília), Kane jogará seu 11º duelo oficial pelo clube bávaro na temporada, em que já soma 18 gols.
A média de 1,8 gol por partida é a melhor na elite do futebol mundial, superando Erling Haaland (12 gols em 9 jogos pelo Manchester City) e Kylian Mbappé (14 gols em 10 partidas pelo Real Madrid).
Após dois meses de temporada, Kane lidera a lista de artilheiros da Bundesliga com 11 gols — mais que o dobro dos vice-líderes, Luis Díaz e Can Uzun. O inglês é o segundo na lista da Champions League, com 4 gols em dois jogos; Mbappé soma 5, Haaland tem 3. A briga pela artilharia deve ser uma das atrações do torneio continental.
Nem Messi, nem CR7
Para entender o tamanho dos feitos de Kane neste princípio de curso, é preciso ir além da observação do futebol atual. E até numa comparação com as melhores temporadas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, o camisa 9 da seleção inglesa sai ganhando.
Em sua temporada mais goleadora pelo Barcelona, em 2011/12, o argentino marcou 73 gols em 60 jogos oficiais (média de 1,21 gol por partida).
O oito vezes Bola de Ouro teve médias impressionantes também em 2012/13 (60 gols em 50 jogos) e ficou acima de um gol por jogo também em 2014/15 (58 gols em 57 partidas), 2016/17 (54 gols em 52 duelos) e 2018/19 (51 gols em 50 jogos).
Maior artilheiro do futebol mundial em atividade, Cristiano Ronaldo também teve temporadas de excelência goleadora em sua passagem pelo Real Madrid. Em 2014-15, marcou 61 gols em 54 jogos (média de 1,12 por partida); na temporada anterior, balançou as redes 51 vezes em 47 encontros (1,08).
Os números superlativos da dupla ajudam a dar uma dimensão do que Harry Kane está fazendo.
É improvável que a média de gols do inglês continue tão alta, mas o início da temporada já é assustador: ele marcou em nove das dez partidas do Bayern na temporada; contra o Augsburg, passou em branco mas deu duas assistências na vitória por 3 a 2.
Recorde à vista?
O início avassalador de Kane na Bundesliga já coloca o inglês no caminho de um recorde que parecia impossível de ser batido: os 41 gols de Robert Lewandowski pelo próprio Bayern, em 2020-21.
A marca de 40 gols na Bundesliga foi privilégio do lendário Gerd Muller por quase meio século: ele havia alcançado as quatro dezenas em 1971-72, também no comando do ataque do clube bávaro.
Em sua primeira temporada pelo clube, em 2023-24, Kane chegou aos 36 gols na rodada 32, mas ficou fora dos últimos jogos por causa de uma lesão nas costas. Agora, ele tem 11 gols marcados em seis rodadas do Alemão.
Temporada decisiva
A temporada 2025-26 é crucial para o centroavante inglês se firmar no primeiríssimo nível do futebol mundial. Os gols são parte fundamental do processo, mas o grande ponto de virada está daqui a menos de 8 meses: Kane será o capitão da Inglaterra na Copa do Mundo.
Sessenta anos após o único título de sua história, o English Team chegará aos EUA como um dos favoritos — algo que já aconteceu em 2018 e 2022. A geração capitaneada por Kane tem nomes como Jude Bellingham, Cole Palmer e Bukayo Saka já bateu na trave duas vezes na Eurocopa: foi vice contra a Itália, em 2021, e diante da Espanha, em 2024.
Na seleção, Kane também vem embalado: ele entrou em campo nas três partidas das Eliminatórias disputadas nesta temporada e marcou três gols. Com cinco vitórias em seu grupo e 100% de aproveitamento, a Inglaterra foi a primeira seleção europeia a garantir uma vaga no Mundial.



























Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.