Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Ex-Barça marca e faz comemoração proibida em vitória da Albânia de Sylvinho

A Albânia, treinada pelo brasileiro Sylvinho, deu um passo importante rumo à repescagem das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo: venceu a Sérvia por 1 a 0, na casa da equipe adversária, em jogo que ficará marcado por uma comemoração polêmica.

Mais do que polêmica, uma celebração proibida pela Fifa, que já rendeu multas para jogadores em uma partida da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Neste sábado, o atacante Rey Manaj — de breve e esquecida passagem pelo Barcelona — marcou o único gol do duelo. Ele comemorou fazendo com as mãos uma representação da águia albanesa, representada na bandeira do país.

O árbitro romeno Istvan Kovacs mostrou cartão amarelo ao jogador, considerando o ato uma provocação à torcida sérvia. Antes do início da partida, os sérvios nas arquibancadas gritaram frases como "Kosovo é da Sérvia".

O Kosovo, que tem seleção filiada à Uefa e disputa as Eliminatórias, é um país reconhecido por 108 dos 193 membros da ONU, entre eles a Albânia, com quem divide traços culturais e históricos. A Sérvia não reconhece o território kosovar como independente.

O gesto de Manaj é uma provocação aos torcedores sérvios pelos atos pré-jogo, mas também uma reivindicação política, que remete a episódios anteriores.

Shaqiri comemora gol na Copa do Mundo pela Suíça, contra a Sérvia
Shaqiri comemora gol na Copa do Mundo pela Suíça, contra a Sérvia Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes

Polêmica na Copa da Rússia

A comemoração do atacante de 28 anos, que atualmente defende o Sharjah, dos Emirados Árabes, é similar a uma das celebrações mais polêmicas da história das Copas do Mundo.

Continua após a publicidade

Aconteceu em 2018, na Rússia. Granit Xhaka e Sherdan Shaqiri, jogadores de origem kosovar da seleção da Suíça, comemoraram seus gols diante dos sérvios com o gesto da água albanesa, na vitória por 2 a 1, na fase de grupos.

A pressão dos dirigentes sérvios foi tanta que a Fifa abriu uma investigação sobre o caso. A entidade não suspendeu Shaqiri e Xhaka, mas aplicou uma multa de 10 mil euros (R$ 63 mil, em valores atuais) por provocar parte do público no estádio.

Na Copa do Qatar, as duas seleções voltaram a se enfrentar. Desta vez a provocação partiu dos sérvios, que mostraram no vestiário, após o duelo com o Brasil, uma bandeira com um mapa em que o Kosovo e parte da Albânia eram mostrados como parte do território sérvio. No duelo, não houve incidentes em campo.

Jogo interrompido

Outro episódio marcante da rivalidade entre Sérvia e Albânia ocorreu em 14 de outubro de 2014, durante uma partida das eliminatórias da Eurocopa de 2016, no Estádio Partizan, em Belgrado.

O jogo foi interrompido após uma série de incidentes de violência dentro e fora de campo. Desde o início, o clima era tenso. Torcedores sérvios entoaram cânticos hostis, incluindo o grito "Ubij, ubij ?iptara" ("Mate, mate o albanês"), e arremessaram sinalizadores e outros objetos em direção ao gramado.

Continua após a publicidade

No auge da confusão, um drone sobrevoou o estádio carregando uma bandeira com símbolos nacionalistas albaneses e uma imagem que remetia à "Grande Albânia" -- um mapa que inclui territórios atualmente pertencentes a países vizinhos, como Sérvia, Macedônia do Norte e Grécia.
A aparição do drone inflamou ainda mais os ânimos. Jogadores das duas seleções se desentenderam em campo, e a partida acabou sendo oficialmente abandonada. O episódio rapidamente ganhou repercussão internacional, tornando-se um símbolo da profunda tensão política e étnica entre sérvios e albaneses, especialmente em relação à questão do Kosovo.

Comemoração de Rey Manaj causou princípio de tumulto em duelo Sérvia x Albânia
Comemoração de Rey Manaj causou princípio de tumulto em duelo Sérvia x Albânia Imagem: FSHF/Divulgação

Resultado fundamental

Com a vitória, a Albânia chegou a 11 pontos ganhos em seis jogos no Grupo K e terá mais duas partidas pela frente (Andorra e Inglaterra). A Sérvia ficou com 7 pontos e tem mais três jogos (Andorra, Inglaterra e Letônia).

A Inglaterra lidera o grupo com 15 pontos e tem mais três jogos para disputar, contra sérvios, albaneses e letões; se vencer um deles, estará na Copa do Mundo.

Na briga pelo segundo lugar, que leva para a repescagem, a vitória albanesa significa muito.

Continua após a publicidade

Com quatro pontos de vantagem, a equipe de Sylvinho pode se classificar vencendo a lanterna Andorra e perdendo para a líder Inglaterra, desde que os ingleses também vençam os sérvios, jogando em casa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.