Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Ex-servente de pedreiro supera lesão e vira artilheiro do Brasil no Inglês

Você talvez nunca tenha ouvido falar em Igor Thiago, atacante brasileiro de 24 anos que há três temporadas está no futebol europeu.

Pois bem, é hora de conhecê-lo, porque ontem ele marcou dois gols no gigante Manchester United, na vitória de seu clube, o Brentford, por 3 a 1. O jogo foi válido pela sexta rodada do Campeonato Inglês.

Os dois gols de Thiago levaram o clube aos 7 pontos, fugindo das últimas posições. A campanha do time ainda não é brilhante, mas os números individuais do brasileiro impressionam.

Com o desempenho diante do United, o atacante chegou a 4 gols, ocupando a vice-artilharia da Premier League — Erling Haaland, do Manchester City, é o líder com 8 gols.

Nenhum brasileiro balançou tanto as redes quanto Thiago. Ele supera jogadores de seleção brasileira, como Richarlison (3 gols), João Pedro (2) e Lucas Paquetá (2).

Igor Thiago marcou 29 gols na temporada europeia de 2023-24, mais que qualquer outro brasileiro
Igor Thiago marcou 29 gols na temporada europeia de 2023-24, mais que qualquer outro brasileiro Imagem: Getty Images

Começo difícil

A vice-artilharia da maior liga nacional do mundo é o auge de uma carreira que começou com dificuldades. Até começar para valer a carreira no futebol, Igor Thiago ganhou a vida como servente de pedreiro e feirante, para ajudar no sustento da família. A estreia profissional aconteceu no Cruzeiro. Em 2022 ele foi vendido para o Ludogorets, da Bulgária.

Outra dificuldade veio na temporada passada. O atacante estava realizando o sonho de chegar à Premier League, após um ano brilhante no Brugge, da Bélgica (foram 29 gols marcados em 55 jogos). Só que em julho de 2024, no primeiro amistoso pelo clube, depois de marcar dois gols, ele sofreu uma lesão no menisco.

Continua após a publicidade

Thiago voltou aos campos em novembro, jogou seus primeiros quatro jogos no Campeonato Inglês, e sofreu nova lesão. Ficou mais cinco meses fora, até retornar para os últimos quatro jogos da temporada 2024-25.

Nesta temporada, por fim, ele pôde ter uma pré-temporada sem problemas, e o início de temporada já o transformou em ídolo da torcida. São 5 gols marcados em 7 jogos — além dos 4 na Premier League, ele também balançou as redes na vitória sobre o Bournemouth (2 a 0) pela Copa da Liga Inglesa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.