'Camisa mais bonita do Mundial' encanta especialistas: 'clássica e rara'
Ler resumo da notícia

A camisa do Espérance, da Tunísia, foi considerada a mais bonita do Mundial de Clubes pelo The Athletic, site que é referência na cobertura de esportes e pertence ao New York Times.
Mas o que faz o uniforme do time africano tão especial? A resposta passa por muitos fatores, incluindo as cores, o estilo e até a opção da fabricante, a italiana Kappa, pela simplicidade.
"O jornalista que fez a lista escolheu a camisa do Esperance porque ela é clássica: a combinação das cores e a simplicidade a tornam especial. Faz todo o sentido. É uma questão de gosto pessoal", afirma Cássio Brandão, fundador do Alambrado Futebol e Cultura, e dono da maior coleção de camisas do mundo, reconhecida pelo Guinness Book.
Para o colecionador, o desenho simples do clube tunisiano ganha força, em meio às "invenções" de algumas fabricantes que vestem outras equipes.
"Há algumas questões técnicas, que passam pelo momento do mercado: o que é tendência, o que as marcas estão fazendo. A escolha do The Athletic vai por uma linha muito forte de simplicidade, de classic jersey. Faz sentido, porque muitos clubes têm camisas diferentes, especiais para o Mundial", avalia.

Cores especiais
Colecionador há mais de duas décadas, o espanhol Albert Valor também gostou da escolha do site norte-americano: "Não concordo com a lista inteira, mas acho justo o Espérance em primeiro lugar. A Kappa nos últimos anos tem feito camisetas que chamam a atenção, como a do Venezia. Acabam se tornando uniformes com muito hype".
Para Valor, a combinação de cores da camisa tunisiana também é especial. "É uma combinação rara. Os times geralmente se vestem de uma única cor, ou da combinação de uma cor com listras brancas. Mas há poucas combinações de amarelo e vermelho. O Barcelona, por exemplo, levou muito tempo para fazer uma camisa assim, mesmo sendo as cores da bandeira da Catalunha", acrescenta.
O elogiado primeiro uniforme do Espérance só apareceu uma vez em campo no Mundial: foi na vitória por 1 a 0 sobre o LAFC, pela segunda rodada da fase de grupos. Na estreia — derrota por 2 a 0 para o Flamengo — o clube tunisiano jogou com o segundo uniforme, nas cores verde e branca.
Nesta terça-feira, às 22h (horário de Brasília), os tunisianos voltam a vestir o manto amarelo e vermelho contra o Chelsea: uma vitória vale vaga nas oitavas de final.
Difícil comprar no Brasil
Encontrar a camisa "mais bonita" do Mundial de Clubes no Brasil ainda é um desafio para os colecionadores. A Kappa, que fabrica o material, não tem autorização da matriz italiana para produzir peças de times estrangeiros no país. A única exceção atualmente é o Valladolid, da Espanha.
Em contato com o UOL, a empresa afirmou que já está tentando conseguir autorização de clubes e também da matriz para produzir uniformes no Brasil. Por enquanto, o caminho é tentar comprar em lojas online no exterior — com pagamento em moeda estrangeira e frete de entrega internacional.
Na loja oficial do clube, o uniforme da temporada passada custa R$ 414 — a camisa do Mundial, lançada em maio, ainda não está disponível.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.