Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Mundial 'maluco' deixa mais dúvidas que certezas sobre a Bola de Ouro

Depois de uma temporada europeia que deixou muitas cartas na mesa sobre um possível vencedor da Bola de Ouro — principal prêmio individual do futebol —, esperava-se que o Mundial de Clubes colocasse um pouco de luz no assunto, consagrando algum grande favorito ao troféu.

Mas, após uma semana inteira de jogos (e de surpresas, quase sempre desagradáveis para os europeus), o cenário é oposto. O evento nos Estados Unidos tem, por enquanto, uma incidência quase nula na temporada dos jogadores que sonham com a premiação da revista France Football.

A começar por Ousmane Dembelé, peça-chave do PSG campeão da Champions League e apontado como grande candidato a ficar com o troféu. Mas o francês, com uma lesão na coxa esquerda, não participou das duas primeiras rodadas do Mundial: goleada por 4 a 0 sobre o Atlético, e derrota por 1 a 0 diante do Botafogo.

Outro jogador que tem sido comentado como candidato é Vitinha, também do PSG: o português, motorzinho do time, fez ótima partida contra o Atlético, mas parou no povoado meio-campo do Botafogo e pouco produziu no segundo jogo. Ainda no clube francês, opções como Donnarumma, Nuno Mendes e Desiree Doué também perdem força.

Mbappé teve gastroenterite e não deve jogar contra o Pachuca, neste domingo
Mbappé teve gastroenterite e não deve jogar contra o Pachuca, neste domingo Imagem: Susana Vera/REUTERS

Cadê o Mbappé?

Três dos melhores atacantes do mundo, Mbappé, Kane e Haaland também estão no Mundial, e uma boa campanha poderia somar pontos a caminho de uma votação expressiva no prêmio.

Por enquanto, apenas o inglês teve algum destaque, com um gol e uma assistência diante do Boca Juniors — curiosamente, ele passou batido no massacre por 10 a 0 sobre o Auckland, na primeira rodada.

Uma das grandes estrelas do Mundial, Kylian Mbappé não participou da estreia do Real Madrid (1 a 1), devido a uma gastroenterite, e deve perder também os duelos contra Pachuca e Salzburg, na fase de grupos.

Continua após a publicidade
Haaland, do Manchester City, não brilhou na estreia do Mundial
Haaland, do Manchester City, não brilhou na estreia do Mundial Imagem: James Gill - Danehouse/Getty Images

Já Haaland começou na reserva do Manchester City e entrou na reta final do primeiro jogo do Manchester City, contra o Wydad Casablanca. O norueguês perdeu ótima chance diante do goleiro Benabid, e passou em branco.

Outro time que apresentava candidatos ao prêmio na reta final da temporada europeia era a Internazionale. Mas a derrota na final da Champions League e o início claudicante no Mundial não ajuda nomes como Lautaro Martínez ou Nicolo Barella a emplacarem.

Raphinha e Yamal: fora do Mundial, mas na briga pela Bola de Ouro
Raphinha e Yamal: fora do Mundial, mas na briga pela Bola de Ouro Imagem: AFP/PIERRE-PHILIPPE MARCOU

Melhor sem ele?

Se o Mundial vem tendo um impacto pequeno — quase nulo —, quem pode ganhar força é justamente quem não está inscrito no torneio. É o caso do trio Lamine Yamal, Raphinha e Pedri, do Barcelona; e de Mohamed Salah, do Liverpool. Nas listas de favoritos, os quatro são apontados sempre entre os dez primeiros.

Continua após a publicidade

Com a reta final da fase de grupos e todo o mata-mata pela frente, o Mundial ainda pode ter uma influência na decisão do colégio eleitoral de 100 jornalistas; por enquanto, ele tem sido traiçoeiro com os favoritos — seja os times europeus, ou os jogadores que lutam pelo prêmio.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.