Brasileiros pelo mundo: Marquinhos bate recorde, Vini volta e Antony brilha
Ler resumo da notícia

Às vésperas da primeira convocação de Carlo Ancelotti para a seleção brasileira, alguns dos principais jogadores do país foram destaque na rodada do futebol europeu.
Comecemos por um nome praticamente certo na lista do italiano: o zagueiro Marquinhos. No sábado, ele chegou a 33 títulos pelo PSG, um recorde não apenas do clube, mas de todo o futebol francês.
O defensor foi titular na vitória por 3 a 0 sobre o Stade de Reims, na decisão da Copa da França. Nesta semana, ele pode ampliar ainda mais a lista de conquistas, com o título mais importante de todos: o PSG enfrenta a Internazionale, na final da Champions League.

Vini volta em "até logo" ao chefe
Depois de sofrer uma lesão leve no clássico contra o Barcelona, Vini Jr. voltou a jogar no sábado, na última rodada de La Liga, contra a Real Sociedad. O brasileiro entrou em campo aos 10min da segunda etapa e deu assistência para o segundo gol de Mbappé na vitória por 2 a 0.
A partida no Santiago Bernabéu foi marcada pela despedida de Luka Modric e do treinador Carlo Ancelotti, que deixou o clube merengue para comandar a seleção brasileira.
Enquanto os outros jogadores diziam "adeus", o camisa 7 disse um "até logo" ao comandante, já que estará na lista divulgada nesta segunda-feira.
Rodrygo e Endrick fora
Outros dois brasileiros no ataque do Real Madrid, Rodrygo e Endrick não enfrentaram a Real Sociedad e serão ausências também na primeira lista de Ancelotti pela seleção.
Rodrygo tem desfalcado a equipe nas últimas rodadas, primeiro por processo febril e depois por não estar 100% fisicamente — o clube não divulgou a causa da ausência dele na partida de sábado.
Endrick, por sua vez, está fora de combate por 8 semanas, depois de lesionar o tendão da perna direita no duelo contra o Sevilla, pela penúltima rodada da Liga Espanhola.

Antony pede passagem
A partida que encerrou a participação do Bétis no Campeonato Espanhol teve, mais uma vez, a marca de Antony. O brasileiro marcou o gol dos andaluzes no empate por 1 a 1 com o Valencia — e, mais uma vez, em grande estilo.
O ponta recebeu passe de Isco na direita, cortou para dentro e bateu de chapa, sem chances para o goleiro Mamardashvili. O lance lembrou muito outro golaço, marcado diante do Espanyol.
Considerado uma das grandes contratações da temporada, Antony chegou ao Bétis em janeiro e já marcou 9 gols e deu 5 assistências, somadas todas as competições. Ele é forte candidato a voltar à seleção com Ancelotti.
Além de ajudar o clube a terminar a temporada em sexto no Campeonato Espanhol, ele foi fundamental na campanha da Conference League — o Bétis enfrenta o Chelsea, na quarta-feira, na grande final.

Na Premier, rodada sem brilho
Uma das bases da seleção nos últimos anos, a Premier League teve uma rodada sem grandes destaques entre os atletas do país. Nas dez partidas de domingo, nenhum dos 24 gols marcados foi de um brasileiro.
Os atacantes com potencial para serem convocados não brilharam: Richarlison, que já trabalhou com Ancelotti no Everton, entrou no segundo tempo da derrota do Tottenham em casa para o Brighton (1 a 4) e pouco fez.
Pelos visitantes, a goleada não contou com o brasileiro João Pedro, um dos destaques da equipe, e convocado por Diniz e Dorival. Ele discutiu com o zagueiro Jan Paul Van Hecke e foi punido pelo clube com a exclusão da partida.
No Arsenal, Gabriel Martinelli também foi coadjuvante na vitória sobre o Southampton (2 a 1) — acabou substituído na metade do segundo tempo. Evanilson, do Bournemouth, também passou em branco no 2 a 0 sobre o Leicester.
Nem Matheus Cunha, 15 gols e 6 assistências na temporada Premier League, apareceu: ele teve atuação discreta no 1 a 1 do Wolverhampton contra o Brentford.

Neres é campeão pelo Napoli
O quarto título italiano do Napoli tem sotaque brasileiro: o ponta David Neres é o representante do país na conquista do time comandado por Antonio Conte. Na sexta-feira, os napolitanos venceram o Cagliari por 2 a 0, garantindo a taça.
Em sua primeira temporada no clube, Neres nunca se firmou como titular absoluto, mas teve papel importante na campanha, com dois gols e quatro assistências na Série A.
O ex-jogador do São Paulo teve a sequência no clube prejudicada por duas lesões, que o afastaram por cerca de 10 semanas. Com o título, ele já soma conquistas em três ligas europeias, pois já havia vencido 3 vezes o Holandês com o Ajax e uma vez a Liga Portuguesa no Benfica. Ainda assim, parece fora do radar da seleção no momento.

Quatro campeões na Rússia
Também longe do radar de Ancelotti, o Campeonato Russo teve quatro brasileiros coroados campeões. Depois de anos batendo na trave, o Krasnodar finalmente ficou com o título, rompendo uma sequência de seis taças seguidas do Zenit, de São Petersburgo.
O feito inédito teve participação de quatro brasileiros. Os zagueiros Vitor Tormena e Diego Costa, além do ponta João Vitor foram titulares na vitória por 3 a 0 sobre o Dínamo de Moscou, que garantiu a taça. O zagueiro Kaio assistiu à partida do banco.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.