Brasileiros pelo mundo: ex-Fla é campeão e goleiro dá show contra Barcelona
Ler resumo da notícia

O fim de semana do futebol europeu foi marcado pelo título inédito do Crystal Palace na Copa da Inglaterra. A equipe londrina venceu o Manchester City por 1 a 0, em Wembley, e festejou a maior conquista de sua história de 120 anos.
A festa do Palace teve sotaque brasileiro: Matheus França, ex-Flamengo, faz parte do elenco do clube e esteve na campanha do título. Apesar de não ser relacionado para a final, ele estava em Wembley e comemorou a conquista com a medalha no peito.
O meio-campista de 21 anos tem tido poucas oportunidades na equipe, mas participou de três jogos no caminho para a taça, sempre entrando nos minutos finais da partida. A tendência é que, para a próxima temporada, ele deixe o clube em busca de mais minutos em campo.
Martinelli ganha duelo brasileiro
Ainda na Inglaterra, mas pela Premier League, Arsenal e Newcastle fizeram o confronto direto pela segunda posição. A equipe de Mikel Arteta levou a melhor: venceu por 1 a 0, com gol de Declan Rice.
A partida marcou o duelo de dois jogadores da seleção brasileira: Gabriel Martinelli, pelo Arsenal, e Bruno Guimarães, capitão do Newcastle. Apesar de Martinelli ter saído com a vitória, o volante teve bom desempenho — ambos têm boas chances de estar na primeira convocação de Carlo Ancelotti, daqui a uma semana.

Goleiro faz Barcelona sentir ressaca
Era para ser uma festa do Barcelona, que se despedia de Montjuic diante do Villarreal. Mas o time catalão acabou derrotado por 3 a 2, dois dias depois de celebrar em carro aberto a conquista da Liga Espanhola, da Copa do Rei e da Supercopa.
O grande responsável pela "ressaca" do time de Hansi Flick foi um brasileiro: o goleiro Luiz Júnior. Ele fez sete defesas, ao menos três delas de altíssimo grau de dificuldade, e garantiu a vitória do time comandado por Marcelino Garcia Toral.
Júnior, de 24 anos, chegou ao Villarreal nesta temporada, após passagem pelo Famalicão, de Portugal — ele nunca jogou como profissional no Brasil. O goleiro termina a temporada como titular e destaque de um dos times mais ofensivos da Liga.
Endrick tem chance, mas sai machucado
Já sem chances de conquistar o título, o Real Madrid visitou o Sevilla e voltou a sofrer com os desfalques: eram sete, entre lesionados e suspensos. O técnico Carlo Ancelotti deu nova chance a Endrick, que atuou ao lado de Kylian Mbappé no ataque.
O brasileiro até teve uma boa chance no primeiro tempo, mas o chute cruzado parou nos braços do goleiro Nyland. Ele começou atuando mais centralizado, mas com o passar do tempo passou a ocupar o lado direito do ataque, quase como um ponta.
Acabou substituído aos 13min do segundo tempo, depois de sentir uma lesão. Na reta final do jogo, já sem o brasileiro, o Real Madrid construiu a vitória por 2 a 0.

Zagueiro vibra com vaga na Champions
Na Alemanha, o Eintracht Frankfurt venceu o Freiburg por 3 a 1 e garantiu uma vaga na Champions League pela terceira vez na história. Um dos pilares do time, o brasileiro Tuta viu a conquista de fora — ele sofreu uma lesão e não pôde jogar.
Ainda assim, Tuta vibrou com a boa fase do time, que já havia disputado a Champions League há duas temporadas e foi campeão da Europa League em 2022.
"Cheguei muito jovem aqui e fui amadurecendo dentro e fora de campo. O Frankfurt sempre acreditou em mim e fico feliz por retribuir essa confiança e viver grandes momentos como esse", disse.

Cinco campeões em Portugal
O Sporting conquistou o título do Campeonato Português no sábado, após vitória por 2 a 0 sobre o Vitória de Guimarães. O título foi o 21º do clube e o terceiro em seis temporadas — após 19 anos de espera.
Como é tradição no futebol português, a festa teve participação brasileira; cinco atletas do país participaram da campanha, com destaque para o zagueiro e lateral Matheus Reis participou de 30 jogos, sendo titular em 14 deles.
Os outros quatro representantes brasileiros têm perfil parecido: jovens que atuam no time B, mas participaram pontualmente da campanha. São eles: o goleiro Diego Callai, o meia Kauã Oliveira, o atacante Biel, e o zagueiro Bruno Ramos.

Lateral leva título em virada histórica
O PSV Eindhoven protagonizou um dos grandes momentos da temporada europeia ao tirar uma desvantagem de 9 pontos para o Ajax, conquistando o título holandês. A conquista foi sacramentada no domingo, com a vitória por 3 a 1 sobre o Sparta Roterdã.
O polivalente Mauro Júnior é o representante brasileiro no elenco. Meia de origem, ele passou pela ponta, jogou como volante e desde a temporada passada é o dono da lateral-esquerda do time.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.