Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: como foram os convocados na rodada do fim de semana

O fim de semana após a convocação da seleção brasileira para os duelos contra Colômbia e Argentina foi a primeira oportunidade para observar o desempenho dos atletas na lista final de Dorival Júnior.

Dentre os 23 atletas chamados pelo treinador, 17 jogam no exterior. Veja como foi o desempenho de cada um deles na rodada do futebol internacional:

Comecemos por Alisson, não apenas por ser goleiro, mas porque foi dele a maior atuação individual das oitavas de final da Champions League, com as 9 defesas no 1 a 0 contra o PSG.

Três dias depois de fazer milagres em Paris, o goleiro viu o Liverpool fazer 3 a 1 no Southampton. O gol do time visitante saiu em uma jogada de indecisão entre o brasileiro e o holandês Van Dijk. A torcida, em vez de criticar a falha, reagiu dando apoio a Alisson. Um reconhecimento pela atuação histórica de quarta-feira.

Os Reds lideram a Premier League com 15 pontos de vantagem para o Arsenal, do zagueiro Gabriel Magalhães. Os Gunners empataram por 1 a 1 com o Manchester United, no Old Trafford. O brasileiro disputou os 90 minutos e teve boa atuação.

Murillo, do surpreendente Nottingham Forest, ganhou nova chance na seleção
Murillo, do surpreendente Nottingham Forest, ganhou nova chance na seleção Imagem: Divulgação

City perde, e zagueiro brilha

O Manchester City, de Ederson e Savinho, voltou a perder na Premier League e começa a ter ameaçada a participação na próxima edição da Champions. No sábado, a derrota (1 a 0) foi para o destaque da temporada, o Nottingham Forest, do zagueiro Murillo.

Ederson alternou bons e maus momentos: primeiro fez ótima defesa num chute de Wood; mas, minutos depois, acabou falhando no gol marcado por Hudson-Odoi. Savinho, outro brasileiro do City, começou como titular e jogou até os 24min da segunda etapa, com pouco brilho — tentou seis cruzamentos, nenhum deles certo.

Continua após a publicidade

O destaque brasileiro do duelo foi o zagueiro Murillo. Aos 22 anos, o ex-jogador do Corinthians é o dono da defesa do Forest e fez mais uma grande partida: conseguiu afastar 10 bolas, ganhou todos os duelos que disputou e acertou três passes longos. Tudo isso, claro, além do mérito de deixar Erling Haaland em branco.

Matheus Cunha ficou fora da rodada pela expulsão na FA Cup
Matheus Cunha ficou fora da rodada pela expulsão na FA Cup Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Aposta de Dorival decide

Ainda na Premier League, João Pedro — único centroavante de ofício na lista de Dorival — foi decisivo na vitória do Brighton sobre o Fulham, por 2 a 1. Ele marcou, de pênalti, o gol da vitória aos 53min da segunda etapa. O atacante já soma 8 gols e 7 assistências na temporada.

Outra novidade na lista de convocados, Matheus Cunha não pôde entrar em campo. Diante do Everton, o meia do Wolverhampton cumpriu o primeiro de três jogos de suspensão por uma agressão na Copa da Inglaterra. Com outra atuação sólida do volante André, os Wolves empataram por 1 a 1.

Os outros convocados da Premier League — Joelinton e Bruno Guimarães — só entram em campo nesta segunda-feira (10), às 17h (horário de Brasília) quando o Newcastle visita o West Ham.

Continua após a publicidade
Real Madrid comemora gol marcado contra o Rayo Vallecano pelo Campeonato Espanhol
Real Madrid comemora gol marcado contra o Rayo Vallecano pelo Campeonato Espanhol Imagem: THOMAS COEX/AFP

Vini faz golaço; jogo do Barcelona é adiado

Na Espanha, o Real Madrid sofreu para vencer o Rayo Vallecano por 2 a 1 no Santiago Bernabéu. Vini Jr. teve ótima atuação: desnorteou a defesa adversária, chutou bola na trave e marcou um golaço em jogada individual, o segundo do time merengue.

Rodrygo, que brilhou durante a semana na Champions League contra o Atlético, foi discreto: o time acabou atacando mais pelo outro lado, o preferido de Vini e Kylian Mbappé. O camisa 11 foi substituído por Federico Valverde aos 23min da segunda etapa.

Na Catalunha, o duelo entre Barcelona e Osasuna foi suspenso em decorrência da morte de Carles Miñarro, médico do clube. Raphinha e cia. voltam a campo na terça-feira, para enfrentar o Benfica, pela Champions League.

Outros convocados

Na sexta-feira, o lateral-direito Vanderson foi titular do Monaco no empate fora de casa com o Toulouse (1 a 1). O brasileiro teve boa atuação defensiva, mas acabou aparecendo no lance que decidiu o jogo nos acréscimos..

Continua após a publicidade

Depois de uma lambança entre o goleiro Radoslav Majecki e o zagueiro Thilo Kerher, Vanderson tentou sem sucesso bloquear o chute Frank Magri, que empatou o confronto aos 46min da segunda etapa.

Ainda na França, Marquinhos foi poupado na goleada do PSG sobre o Rennes por 4 a 1, fora de casa — Beraldo e Pacho foram os zagueiros.

Único convocado fora do Brasil que não atua na Europa, o goleiro Bento, do Al-Nassr, entrou em campo na sexta-feira (7). O time de Cristiano Ronaldo empatou por 2 a 2 com o Al-Shabab. Bento não teve culpa nos dois gols do rival: o primeiro foi marcado de pênalti, e o segundo num escanteio aberto.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.