Brasileiros pelo mundo: como foram os convocados na rodada do fim de semana
Ler resumo da notícia

O fim de semana após a convocação da seleção brasileira para os duelos contra Colômbia e Argentina foi a primeira oportunidade para observar o desempenho dos atletas na lista final de Dorival Júnior.
Dentre os 23 atletas chamados pelo treinador, 17 jogam no exterior. Veja como foi o desempenho de cada um deles na rodada do futebol internacional:
Comecemos por Alisson, não apenas por ser goleiro, mas porque foi dele a maior atuação individual das oitavas de final da Champions League, com as 9 defesas no 1 a 0 contra o PSG.
Três dias depois de fazer milagres em Paris, o goleiro viu o Liverpool fazer 3 a 1 no Southampton. O gol do time visitante saiu em uma jogada de indecisão entre o brasileiro e o holandês Van Dijk. A torcida, em vez de criticar a falha, reagiu dando apoio a Alisson. Um reconhecimento pela atuação histórica de quarta-feira.
Os Reds lideram a Premier League com 15 pontos de vantagem para o Arsenal, do zagueiro Gabriel Magalhães. Os Gunners empataram por 1 a 1 com o Manchester United, no Old Trafford. O brasileiro disputou os 90 minutos e teve boa atuação.

City perde, e zagueiro brilha
O Manchester City, de Ederson e Savinho, voltou a perder na Premier League e começa a ter ameaçada a participação na próxima edição da Champions. No sábado, a derrota (1 a 0) foi para o destaque da temporada, o Nottingham Forest, do zagueiro Murillo.
Ederson alternou bons e maus momentos: primeiro fez ótima defesa num chute de Wood; mas, minutos depois, acabou falhando no gol marcado por Hudson-Odoi. Savinho, outro brasileiro do City, começou como titular e jogou até os 24min da segunda etapa, com pouco brilho — tentou seis cruzamentos, nenhum deles certo.
O destaque brasileiro do duelo foi o zagueiro Murillo. Aos 22 anos, o ex-jogador do Corinthians é o dono da defesa do Forest e fez mais uma grande partida: conseguiu afastar 10 bolas, ganhou todos os duelos que disputou e acertou três passes longos. Tudo isso, claro, além do mérito de deixar Erling Haaland em branco.

Aposta de Dorival decide
Ainda na Premier League, João Pedro — único centroavante de ofício na lista de Dorival — foi decisivo na vitória do Brighton sobre o Fulham, por 2 a 1. Ele marcou, de pênalti, o gol da vitória aos 53min da segunda etapa. O atacante já soma 8 gols e 7 assistências na temporada.
Outra novidade na lista de convocados, Matheus Cunha não pôde entrar em campo. Diante do Everton, o meia do Wolverhampton cumpriu o primeiro de três jogos de suspensão por uma agressão na Copa da Inglaterra. Com outra atuação sólida do volante André, os Wolves empataram por 1 a 1.
Os outros convocados da Premier League — Joelinton e Bruno Guimarães — só entram em campo nesta segunda-feira (10), às 17h (horário de Brasília) quando o Newcastle visita o West Ham.

Vini faz golaço; jogo do Barcelona é adiado
Na Espanha, o Real Madrid sofreu para vencer o Rayo Vallecano por 2 a 1 no Santiago Bernabéu. Vini Jr. teve ótima atuação: desnorteou a defesa adversária, chutou bola na trave e marcou um golaço em jogada individual, o segundo do time merengue.
Rodrygo, que brilhou durante a semana na Champions League contra o Atlético, foi discreto: o time acabou atacando mais pelo outro lado, o preferido de Vini e Kylian Mbappé. O camisa 11 foi substituído por Federico Valverde aos 23min da segunda etapa.
Na Catalunha, o duelo entre Barcelona e Osasuna foi suspenso em decorrência da morte de Carles Miñarro, médico do clube. Raphinha e cia. voltam a campo na terça-feira, para enfrentar o Benfica, pela Champions League.
Outros convocados
Na sexta-feira, o lateral-direito Vanderson foi titular do Monaco no empate fora de casa com o Toulouse (1 a 1). O brasileiro teve boa atuação defensiva, mas acabou aparecendo no lance que decidiu o jogo nos acréscimos..
Depois de uma lambança entre o goleiro Radoslav Majecki e o zagueiro Thilo Kerher, Vanderson tentou sem sucesso bloquear o chute Frank Magri, que empatou o confronto aos 46min da segunda etapa.
Ainda na França, Marquinhos foi poupado na goleada do PSG sobre o Rennes por 4 a 1, fora de casa — Beraldo e Pacho foram os zagueiros.
Único convocado fora do Brasil que não atua na Europa, o goleiro Bento, do Al-Nassr, entrou em campo na sexta-feira (7). O time de Cristiano Ronaldo empatou por 2 a 2 com o Al-Shabab. Bento não teve culpa nos dois gols do rival: o primeiro foi marcado de pênalti, e o segundo num escanteio aberto.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.