Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: como foram os pré-convocados que atuam no exterior

A lista de pré-convocados da seleção brasileira para os duelos contra Colômbia e Argentina tem 52 nomes. Destes, 34 jogam fora do Brasil: são quatro goleiros, cinco zagueiros, quatro laterais, nove meio-campistas e doze atacantes.

Nesta semana, faremos um resumo de como foi o desempenho de cada um dos atletas que estão longe do futebol brasileiro. Começando pelos goleiros e passando pelas outras posições.

Goleiros

Alisson quase não teve trabalho na vitória do Liverpool sobre o Newcastle, por 2 a 0, pela Copa da Inglaterra — ele fez apenas uma defesa nos 90min em campo. Ainda na Inglaterra, Ederson ficou no banco no duelo contra o Plymouth Argile, pela Copa da Inglaterra. O titular foi o alemão Stefan Ortega, e o Manchester City venceu por 3 a 1.

Na França, Lucas Perri está cada vez mais consolidado como peça importante no Lyon. Ele foi um dos destaques da vitória por 2 a 1 sobre o Brest, com quatro defesas. Já na Liga Árabe, Bento nada pôde fazer na derrota do Al-Nassr para o Al-Orubah: o adversário venceu por por 2 a 1, com dois golaços.

Marquinhos, do PSG, marcou na goleada sobre o Lille
Marquinhos, do PSG, marcou na goleada sobre o Lille Imagem: Adam Davy - PA Images/PA Images via Getty Images

Zagueiros

Cinco dos oito zagueiros pré-convocados por Dorival Jr. atuam no futebol europeu. Destes, três estiveram em PSG 4 x 1 Lille, no Parc des Princes pelo Campeonato Francês: Marquinhos e Beraldo pelo time parisiense, e Alexsandro a equipe visitante.

No PSG, os brasileiros formaram a zaga titular. Marquinhos, capitão do time, marcou o segundo gol. Pelo Lille, Alexsandro sofreu com o rápido ataque francês, no desafio mais complicado da temporada.

Na Inglaterra também teve encontro de pré-convocados., na quarta-feira. O Arsenal, de Gabriel Magalhães, e o Nottingham Forest, de Murillo, empataram em 0 a 0, pela 27ª rodada da Premier League. No fim de semana, as duas equipes não jogaram — o Forrest joga nesta segunda contra o Ipswich Town.

Continua após a publicidade
Douglas Santos, lateral brasileiro do Zenit, da Rússia, foi uma das surpresas da pré-lista
Douglas Santos, lateral brasileiro do Zenit, da Rússia, foi uma das surpresas da pré-lista Imagem: Reprodução/Instagram

Laterais

Nas laterais, quatro nomes da pré-lista de Dorival jogam no exterior. Quem mais se destacou foi Dodô, lateral-direito da Fiorentina: ele deu o passe para Robin Gosens marcar o gol da vitória (1 a 0) sobre o Lecce, em ótima jogada de linha de fundo.

Na Ligue 1, Vanderson foi titular da lateral-direita do Monaco na vitória por 3 a 0 sobre Reims; já o lateral-esquerdo Abner não entrou em campo pelo Lyon na vitória por 2 a 1 diante do Brest.

Uma das surpresas da lista, o campeão olímpico Douglas Santos foi titular do Zenit na volta do Campeonato Russo. A equipe de San Petersburgo ficou no 0 a 0 com o CSKA Moscou.

Matheus Cunha briga com Milos Kerkez durante jogo entre Bournemouth e Wolverhampton
Matheus Cunha briga com Milos Kerkez durante jogo entre Bournemouth e Wolverhampton Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Meio-campistas

A pré-lista de Dorival Jr. tem nove meio-campistas atuando no exterior, e a Premier League é a líder absoluta em representatividade com sete jogadores.

Continua após a publicidade

Três dos pré-convocados estão no Wolverhampton, que foi eliminado da Copa da Inglaterra pelo Bournemouth, nos pênaltis, após empate por 1 a 1. Matheus Cunha foi o grande protagonista do duelo: marcou o gol dos Wolves, mas acabou expulso no fim da prorrogação ao agredir um adversário. João Gomes começou como titular e foi substituído por André aos 27min do segundo tempo.

Quem também caiu no campeonato mais antigo do mundo foi o Newcastle, eliminado por 2 a 1 pelo Brighton. O técnico Eddie Howe usou um time misto, e os dois brasileiros do elenco não se encontraram dentro de campo: Joelinton começou como titular, mas deu lugar a Bruno Guimarães aos 11min da etapa final.

Ainda na Inglaterra, o Fulham eliminou o Manchester United nos pênaltis (4 a 3) após empate por 1 a 1 em 120 minutos. Andreas Pereira foi titular e jogou até os minutos iniciais da prorrogação. Já eliminado da competição, o West Ham, de Lucas Paquetá, não entrou em campo no fim de semana.

De volta à Europa continental, a Atalanta perdeu a chance de encostar de vez nos líderes da Série A italiana: o empate sem gols com o Venezia, em casa, não estava nos planos. O volante Éderson foi titular e jogou os 90 minutos.

Na França, Andrey Santos teve mais uma boa atuação pelo Estrasburgo, na vitória por 1 a 0 sobre o Auxerre. O brasileiro jogou mais recuado que de costume e foi fundamental nas ajudas ao sistema defensivo.

Galeno em ação durante jogo do Al-Ahli no Campeonato Saudita
Galeno em ação durante jogo do Al-Ahli no Campeonato Saudita Imagem: Yasser Bakhsh/Getty Images

Atacantes

Os atacantes da pré-convocação que atuam fora do Brasil não tiveram um fim de semana inspirado: nenhum deles balançou as redes no fim de semana.

Continua após a publicidade

No sábado, quatro integrantes da lista estiveram no mesmo jogo, na Espanha. O Real Bétis, de Antony, superou o Real Madrid por 2 a 1, em mais uma boa partida do ponta-direita, que vem brilhando em Sevilha. Pelo Real Madrid, Vini Jr teve atuação apagada, uma das piores da temporada; Rodrygo foi o melhor do ataque madridista, e Endrick entrou bem nos 15min finais.

Com o tropeço, o Real Madrid caiu para o terceiro lugar na Liga Espanhola. A ponta na tabela está com o Barcelona, que goleou a Real Sociedad — Raphinha não teve participação em nenhum dos gols. Pelo vice-líder Atlético de Madrid, Samuel Lino foi titular e jogou como meia pela esquerda até ser substituído aos 14min da segunda etapa.

Na Inglaterra, os três integrantes da pré-lista tiveram importâncias bem diferentes para suas equipes: João Pedro deu assistência e foi fundamental na vitória do Brighton (2 a 1) sobre o Newcastle, FA Cup; Savinho não saiu do banco na vitória do Manchester City sobre o Plymouth Argile; e Gabriel Martinelli teve um fim de semana de "folga", já que o Arsenal não jogou.

Nos três atacantes em ligas fora das top 5 europeias, quem se deu melhor foi Galeno, que começa bem a passagem pelo Al Ahli, da Arábia Saudita: ele deu uma assistência na vitória por 3 a 2 sobre o Al-Hilal, ex-time de Neymar. Na Rússia, Luiz Henrique não jogou no empate sem gols entre Zenit e CSKA; e na Holanda, Igor Paixão jogou os 90min pelo Feyenoord, mas o time não saiu 0 a 0 diante do Nijmegen.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.