Brasileiros pelo mundo: Ederson bate recorde, Vini erra e Dorival vê golaço
Ler resumo da notícia

A rodada do fim de semana foi marcada por um recorde inusitado: o goleiro Éderson passou a ser o jogador da posição com mais passes para gols da história da Premier League.
O brasileiro do Manchester City deu uma assistência para um dos três gols do egípcio Omar Marmoush na goleada (4 a 0) sobre o Newcastle. Foi a sexta vez que Éderson deu um passe direto para gol no Campeonato Inglês — a terceira apenas na atual temporada.
Até a assistência de sábado, ele dividia o recorde com Phil Robinson, ex-goleiro da seleção inglesa, que defendeu Leeds Tottenham e Blackburn.
A goleada do City teve outra assistência brasileira: Savinho também deu passe para um dos gols de Marmoush. Foi a nona vez na temporada que o ponta serviu um companheiro para marcar.

Golaço sob olhares de Dorival
Ainda na Premier League, o líder Liverpool recebeu o Wolverhampton sob olhares de Dorival Jr. O técnico da seleção brasileira tinha três jogadores que já convocou em campo: Alisson, pelo Liverpool; André e João Gomes pelos Wolves.
Mas foi um atleta que nunca entrou nas listas de Dorival que fez a grande jogada da partida. Matheus Cunha marcou, de fora da área, um golaço, o único dos visitantes, que acabaram perdendo por 2 a 1.
Cunha, apesar da campanha ruim dos Wolves, faz uma temporada com números superlativos: são 13 gols e quatro assistências em 26 partidas. O meia-atacante está a um gol de igualar seu melhor registro, alcançado na temporada passada.

Vini perde gol feito em empate
O Real Madrid não passou de um empate (1 a 1) com o Osasuna, no sábado, em Pamplona, e pode ser alcançado pelo Barcelona na liderança do Espanhol (o time catalão recebe o Rayo Vallecano nesta segunda-feira). As três grandes estrelas do clube merengue tiveram um dia com diferentes emoções.
Kylian Mbappé fez o gol dos merengues, Jude Bellingham foi expulso por falar um palavrão para o árbitro, e Vini Jr. criou boas chances. Mas o jogo será lembrado por um incrível gol perdido pelo brasileiro: aos 2min de partida, ele errou uma cabeçada, com o gol aberto, dentro da pequena área.

Antony continua encantando
Contratado por empréstimo pelo Bétis depois de meses de ostracismo no Manchester United, Antony já conquistou torcedores, dirigentes e imprensa no lado verde de Sevilha.
No domingo, ele comandou a vitória por 3 a 0 sobre a Real Sociedad: abriu o placar com um golaço de voleio e deu o passe para Marc Roca fechar a conta. Mais do que as jogadas de gols, o brasileiro conduziu o ataque bético — quase tudo passava por ele.
Arthur estreia com derrota
O volante Arthur Melo estreou pelo Girona na sexta-feira, na derrota por 2 a 1 contra o Getafe, em Montilivi. Foi a primeira partida oficial do brasileiro desde 29 de maio de 2024, quando ele defendeu a Fiorentina contra o Olympiacos, na Conference League.
Arthur entrou em campo aos 24 minutos da segunda etapa, substituindo David López. Ele acertou 91% dos 22 passes que tentou e ganhou as 4 disputas pela bola em que esteve envolvido.
Com passagens por Barcelona e Juventus, o jogador tem causado grande expectativa na cidade catalã. A expectativa do treinador Michel é que ele possa suprir a lacuna deixada por Aleix Garcia, que deixou a equipe para juntar-se ao Bayer Leverkusen no início
Laterais dão assistências na França
Titular da lateral-esquerda do Brasil nas partidas contra Venezuela e Uruguai, Abner Vinícius aproveitou os minutos que teve na goleada do Lyon sobre o Montpellier, por 4 a 1, no domingo.
Abner entrou em campo aos 25 minutos da segunda etapa, substituindo Nicolas Tagliafico, e demorou apenas três minutos para dar o passe para Alexandre Lacazette marcar o quarto gol do Lyon.
Ainda na Ligue 1, outro lateral-esquerdo apareceu com uma assistência: Caio Henrique, do Monaco, deu passe para George Ilenikhena marcar o sexto no massacre por 7 a 1 contra o Nantes.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.