Insinuação de 'esquema' em compra de Vitor Roque vira processo em Barcelona
Ler resumo da notícia

A contratação de Vitor Roque pelo Barcelona aconteceu em julho de 2023. Nesta segunda-feira (10), um ano e meio depois, o assunto voltou a estar no centro das atenções na Catalunha.
O luso-brasileiro Deco, diretor de futebol do Barcelona, apresentou uma denúncia contra Victor Font, ex-candidato à presidência do clube e um dos principais opositores de Joan Laporta, atual mandatário.
Deco alega que Font atacou a sua honra em uma entrevista à rádio RAC1, quando insinuou que houve conflito de interesses na contratação, fechada por um valor de 30 milhões de euros (R$ 180 milhões), mais 31 milhões em variáveis.
Na entrevista, Font afirmou que, embora o agente de Vitor Roque fosse André Cury, Deco havia oferecido o atacante ao Barcelona mais de uma vez antes de ocupar um cargo no clube. A contratação pelo próprio Deco, já diretor, configuraria, segundo ele, um conflito de interesses.

O processo é movido por Deco de maneira particular, sem envolvimento do Barcelona. A informação foi publicada pela rádio RAC1 e confirmada posteriormente pelo UOL.
Victor Font afirmou em suas redes sociais que ainda não tinha recebido a notificação até o fim da manhã desta segunda-feira.
O empresário ironizou a decisão do brasileiro de processá-lo. "Estaremos encantados por poder descobrir a verdade na Justiça", escreveu na conta do grupo opositor "Sí al futur", do qual ele é um dos principais expoentes.

Contrato até 2030
Vitor Roque tem contrato com o Barcelona até 2030, mas desde agosto do ano passado está emprestado ao Real Bétis. O atacante foi para a equipe da Andaluzia com o plano de jogar mais tempo e ter oportunidades como titular — até agora, ele tem 7 gols marcados em 30 jogos.
O Barcelona monitora de perto a situação do jogador. Há, em parte da direção esportiva do clube, a esperança de que ele possa voltar em 2026, mais adaptado ao jogo na Europa, e passe a ser peça importante do elenco.
Antes de ser emprestado ao Bétis, Roque disputou 16 partidas pelo Barcelona, quase sempre entrando nos minutos finais; ele marcou dois gols, ambos na Liga Espanhola, contra Osasuna e Alavés.
Nos últimos meses, Roque teve seu nome ligado ao Palmeiras, mas o negócio não prosperou. A ideia do jogador é continuar na Europa e tentar um retorno ao Barcelona no fim da temporada.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.