Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: gol de Raphinha e pênalti em Lino embolam Espanhol

O empate no dérbi de Madri e a vitória do Barcelona sobre o Sevilla embolaram a classificação do Campeonato Espanhol. E dois lances protagonizados por brasileiros foram fundamentais para os dois resultados.

Agora, o Real Madrid lidera com 50 pontos, contra 49 do Atlético e 48 do Barcelona. Restam 15 rodadas para o fim do torneio.

No sábado, o Atlético de Madrid arrancou um ponto do duelo contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu (1 a 1), graças a um gol de Julián Álvarez, em cobrança de pênalti sofrido por Samuel Lino.

Lino, do Atlético de Madrid, encara Tchouameni, do Real, no dérbi da capital espanhola
Lino, do Atlético de Madrid, encara Tchouameni, do Real, no dérbi da capital espanhola Imagem: Atlético de Madrid

Lino, que jogava como lateral quando o Atlético se defendia e como um ala ofensivo quando o time atacava, foi um dos destaques do duelo. Pelo lado merengue, Rodrygo criou a jogada que começou com o gol de empate, marcado por Kylian Mbappé.

Vini Jr., jogando entre a ponta-esquerda e o centro do ataque, criou duas chances no segundo tempo, mas parou no goleiro Jan Oblak, o melhor em campo.

Em Sevilha, o Barcelona entrou em campo precisando de uma vitória para encostar nos times madrilenhos e saiu com uma goleada por 4 a 1.

O terceiro gol, marcado por Raphinha, aos 10 minutos do segundo tempo, deu tranquilidade ao time catalão num momento em que o Sevilla criava chances de empatar. Na reta final, ele ainda deu o passe para Eric Garcia marcar o quarto, chegando a 24 gols e 14 assistências na temporada.

Antony comemora gol do Betis contra o Celta de Vigo, pelo Espanhol
Antony comemora gol do Betis contra o Celta de Vigo, pelo Espanhol Imagem: Bruno Penas/Quality Sport Images/Getty Images

Antony marca, mas Bétis perde

Ainda na Espanha, Antony voltou a jogar bem na segunda partida pelo Real Bétis. O ex-jogador do São Paulo abriu o placar no duelo contra o Celta, mas o time galego acabou conseguindo a virada por 3 a 2.

Continua após a publicidade

Na estreia, Antony já havia sido eleito o melhor em campo, no empate por 2 a 2 com o Athletic Club. Mesmo tendo acabado de chegar, ele já se tornou titular do time comandado por Manuel Pellegrini.

Andreas Pereira, do Fulham: brasileiros comandaram vitória
Andreas Pereira, do Fulham: brasileiros comandaram vitória Imagem: Bradley Collyer/PA Images via Getty Images

Dupla ex-Fla comanda vitória na Inglaterra

Na Inglaterra, o fim de semana não teve rodada da Premier League, que deu passagem à FA Cup, o torneio mais antigo do mundo.

O Fulham garantiu vaga nas oitavas de final graças a mais uma boa atuação da dupla Andreas Pereira e Rodrigo Muniz, ambos ex-jogadores do Flamengo. Muniz marcou os dois gols na vitória por 2 a 1 sobre o Wigan — o segundo, com assistência de Andreas.

João Gomes e Cunha marcam

A vitória do Wolverhampton contra o Blackburn Rovers também teve assinatura brasileira: em dois minutos, aos 33 e 34 do primeiro tempo, João Gomes e Matheus Cunha marcaram os gols que sacramentaram o 2 a 0.

Continua após a publicidade

O volante chegou a três gols na temporada; o atacante, por sua vez, já marcou 12 vezes, e se aproxima da melhor cifra da carreira, atingida em 2023-24 quando balançou as redes 14 vezes.

PSG vence duelo com três brasileiros

Na França, o principal embate da rodada aconteceu na sexta-feira, no Parc des Princes. O PSG atropelou o Monaco por 4 a 1, com Marquinhos como titular. O capitão da equipe parisiense jogou toda a partida de teve desempenho sólido, diante de um rival que desmoronou no segundo tempo.

O time do principado tinha dois brasileiros nas laterais — Vanderson na direita e Caio Henrique pela esquerda. Ambos sofreram com a velocidade do ataque adversário, que tinha Barcola, Dembelé e Kvaratskhelia, que marcou seu primeiro gol pelo novo clube.

Paixão brilha antes da Champions

Na Holanda, Igor Paixão foi destaque na vitória do Feyenoord no dérbi contra o Sparta Rotterdam, por 3 a 0. O meia deu passe para o segundo gol, marcado por Hadj Moussa, e fez o terceiro, já nos acréscimos.

Continua após a publicidade

A boa atuação antecede o duelo mais importante da temporada para o clube: na quarta-feira, o Feyenoord recebe o Milan, pelo playoff de acesso às oitavas de final da Champions League.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.