Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Melhor sem ele? Vini chega a dérbi sob pressão para funcionar com Mbappé

O Real Madrid recebe o Atlético de Madri neste sábado, às 17h (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, no duelo que é apontado como uma espécie de final do Campeonato Espanhol. Para Vini Jr., eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, o duelo é ainda mais importante.

O brasileiro está outra vez no centro do debate na mídia espanhola. E, desta vez, não é pelos casos de racismo ou por prêmios individuais. A imprensa e os torcedores se perguntam por que o time não tem funcionado com Vini Jr. e Kylian Mbappé jogando juntos.

Nas últimas semanas, Vini esteve suspenso em três partidas — contra Las Palmas e Valladolid no Campeonato Espanhol, e diante do Brest, pela Champions League. Nas três partidas, Mbappé marcou cinco gols; jogando na ponta-esquerda, Rodrygo fez três gols e deu duas assistências, ambas para o francês.

Vini Jr. comemora gol marcado pelo Real Madrid contra o Celta de Vigo na Copa do Rei
Vini Jr. comemora gol marcado pelo Real Madrid contra o Celta de Vigo na Copa do Rei Imagem: Diego Souto/Getty Images

No retorno de Vini à Liga Espanhola, contra o Espanyol, a dupla de estrelas voltou a ser titular, mas o Real Madrid acabou perdendo por 1 a 0. A atuação de ambos ficou abaixo da média.

Na quarta-feira, a história ganhou mais um capítulo: Mbappé não foi nem relacionado para enfrentar o Leganés, enquanto Vini Jr. começou a partida no banco de reservas. O brasileiro entrou no início do segundo tempo, substituindo Rodrygo, e fez boa partida, sendo o principal jogador do time, que acabou vencendo por 3 a 2.

A sequência de jogos ajudou a construir uma narrativa que virou debate nos programas de TV e rádio na Espanha: a de que Vini Jr. e Kylian Mbappé têm dificuldades para jogar juntos.

Dados como mapas de calor e posição média em campo — que são analisados internamente pelo clube — mostram que Vini e Mbappé ocupam uma faixa parecida do gramado, na ponta esquerda. O francês, embora seja escalado como um centroavante, costuma circular pela área de atuação do brasileiro.

Continua após a publicidade
Vini Jr. e Mbappé têm boa relação fora de campo, mas ainda procuram sintonia no Real Madrid
Vini Jr. e Mbappé têm boa relação fora de campo, mas ainda procuram sintonia no Real Madrid Imagem: Borja Suarez/REUTERS

Boa relação

Apesar do debate sobre os problemas da parceria, e da tentativa de setores da mídia espanhola de criarem uma rivalidade, Vini Jr. e Mbappé têm uma boa relação.

Desde antes do francês chegar à capital espanhola, ele já trocava mensagens com o brasileiro. Mais de uma vez, Vini elogiou o clube e os companheiros, para convencer Mbappé a deixar o PSG e juntar-se ao Real Madrid.

O fato de jogarem na mesma posição nunca foi um problema para Vini, segundo pessoas próximas ao jogador. O camisa 7 já disse, em conversas privadas, que não se importaria em se adaptar para ajudar a equipe. Por enquanto, Carlo Ancelotti ainda não testou grandes mudanças nas posições dos atacantes.

Continua após a publicidade
Vini Jr. e Koke discutem durante jogo entre Atlético de Madri e Real Madrid pelo Campeonato Espanhol
Vini Jr. e Koke discutem durante jogo entre Atlético de Madri e Real Madrid pelo Campeonato Espanhol Imagem: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images

Rival indigesto

Outro componente que torna o duelo deste sábado ainda mais especial para Vini Jr. é o adversário. Para além da disputa pela liderança de La Liga — o Real Madrid tem 49 pontos, o Atlético, 48 —, o time colchonero é uma pedra no sapato de Vini Jr.

Fora de campo, a rivalidade já se transformou em crime: foram torcedores do do Atlético de Madrid que pendurou um boneco representando Vini em uma ponte. Também foi uma parte da torcida a responsável por gritos racistas nos últimos dérbis.

Quando a bola rola, Vini costuma encontrar dificuldades: em 14 partidas com o Atleti, ele só marcou um gol: nas quartas de final da Copa do Rei da temporada 2022/23, ele fez o terceiro da vitória por 3 a 1, no último minuto da prorrogação.

Continua após a publicidade

Contra o Barcelona, por exemplo, Vini tem 7 gols marcados em 19 partidas; diante do Valencia, são 8 gols marcados em 12 partidas.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.