Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Na Europa, volta de Neymar chama atenção por selfies, faltas e seleção

Neymar está de volta ao futebol brasileiro, mas continua nas principais páginas da Europa. O retorno ao Santos, no empate por 1 a 1 com o Botafogo-SP, foi registrado pela mídia na Espanha e na França, países em que o camisa 10 atuou no continente.

O que Neymar fez nos 44 minutos em campo acabou ficando em segundo plano na análise europeia. Depois da lesão mais grave da carreira, o próprio jogador admitiu que ainda falta ritmo de jogo. Por isso, a análise técnica não foi tão profunda.

O L´Équipe, principal jornal esportivo da França, manteve o índice de notícias sobre o craque brasileiro, como nos tempos de PSG. Nesta quinta-feira, o destaque é para um fato inusitado: as selfies que Neymar fez com vários jogadores após a partida, incluindo adversários.

Na Espanha, o AS fez uma cobertura mais ampla. Em sua versão online, galeria de imagens da partida e deu destaque às faltas recebidas por Neymar. Uma delas, pouco depois do atacante entrar em campo, virou um conteúdo em vídeo, com um alerta sobre os perigos desse tipo de jogada, pelo histórico de lesões.

Neymar sofre falta durante Santos x Botafogo-SP, jogo do Paulistão
Neymar sofre falta durante Santos x Botafogo-SP, jogo do Paulistão Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O El País, principal jornal espanhol, fez uma longa reportagem em que analisa a importância de Neymar para a seleção brasileira. "Faltam talentos deslumbrantes. Nem Paquetá, nem Vinícius, nem Raphinha, nem Bruno Guimarães alcançam uma fração do encanto que Neymar já foi capaz de produzir", escreve o jornalista Diego Torres.

A reportagem cita ainda que o camisa 10 teve 37 lesões na carreira e acumulou três anos e meio de ausência na última década, por causa de problemas físicos.

Nos jornais de Barcelona, cidade em que Neymar viveu o momento mais vencedor da carreira, também falam da reestreia com a camisa do Santos. O Sport fala em "muito barulho e pouco futebol na volta de Neymar", enquanto o Mundo Deportivo foi mais otimista: "Neymar estreia em grande estilo".

Horários e direitos atrapalham fãs

Se a imprensa europeia ainda está de olho e segue de perto os passos de Neymar, os fãs do jogador no continente devem ter certa dificuldade para vê-lo em ação.

Continua após a publicidade

O primeiro empecilho é o horário das partidas: o duelo entre Santos e Botafogo-SP, por exemplo, começou às 0h35 no horário de Portugal e Inglaterra — 1h35 na hora central europeia.

Quem resistiu ao sono para assistir ao duelo, não encontrou o jogo em canais de TV aberta ou fechada. Na Espanha, o Paulistão é transmitido na plataforma Fanatiz, que detém o direito de outros Estaduais (como o Mineiro e o Catarinense), além de ligas sul-americanas, como a Argentina, Colombiana e Peruana. O plano anual custa 90 euros (cerca de R$ 540).

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.