Sonho impossível: dinheiro e renovação afastaram Neymar de volta ao Barça
"Um sonho impossível". É assim que pessoas próximas a Neymar definem a possibilidade de retorno do jogador brasileiro ao Barcelona. Na noite de segunda-feira, o camisa 10 teve seu contrato rescindido com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e na terça-feira ele foi anunciado como reforço pelo presidente do Santos, Marcelo Teixeira.
Só que outro retorno também estava no radar de Neymar: uma possível volta ao Barcelona nunca saiu da cabeça do craque, desde que ele deixou o clube, em 2017, rumo ao PSG.
Nos últimos dias, o nome foi comentado nos bastidores do clube catalão, inclusive em conversas privadas do presidente Joan Laporta. Mas a avaliação do Barcelona é que o momento do retorno do brasileiro já passou.

Segundo fontes do clube, a hora no Barcelona agora é de apostar em jogadores jovens, deixando as contratações para posições estratégicas, em que o clube seja deficiente. Além disso, as lesões do brasileiro nos últimos anos jogam contra.
A secretária técnica da equipe catalã considera que o ataque — com Lewandowski, Raphinha e Lamine Yamal como titulares — está bem servido. Os números confirmam: o time tem o melhor ataque da Liga Espanhola (59 gols marcados) e da Champions (26).
Esforço financeiro
Além da questão técnica e da estratégia do clube, uma possível contratação de Neymar esbarraria no péssimo momento financeiro da entidade.
No início deste ano, o Barcelona precisou de uma liminar do Conselho Superior de Esportes da Espanha para poder inscrever Dani Olmo e Pau Victor, porque tinha problemas com a intrincada balança do Fair Play financeiro da Liga Espanhola.
Nos últimos anos, o drama tem se repetido a cada temporada. Um jogador como Neymar, com salário alto, representaria um desequilíbrio ainda maior na equação de faturamento e gastos do clube.
Abrir caminho para uma volta de Neymar demandaria abrir espaço na folha salarial, com a venda de jogadores como Frenkie de Jong ou Ronald Araújo, o que não está nos planos do Barcelona. O uruguaio, aliás, teve seu contrato renovado na semana passada.

Terceira tentativa
Às vésperas de completar 33 anos, Neymar vê passar sua última chance de voltar ao clube onde conquistou a Champions League e formou — ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez — um ataque lendário.
Foi a terceira vez, desde a saída em 2017, que o brasileiro tentou uma reaproximação. A primeira foi em 2019, mas PSG e Barcelona não chegaram a um acordo financeiro, apesar da vontade do jogador.
A segunda foi em 2023, antes da ida para a Arábia Saudita. Na época, o treinador Xavi Hernández não se empolgou com a possibilidade e acabou convencendo a diretoria a abandonar a ideia.
Nesta terceira tentativa, o debate não se alongou tanto. Aos olhos do Barcelona, Neymar já não é um jogador que valha um esforço financeiro tão grande, numa época em que o clube aposta em jovens que forma "de graça" em suas categorias de base. O sonho tornou-se mesmo impossível.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.