Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: estrelas somem, Lino dá show e ex-Vasco se consagra

As principais estrelas do futebol brasileiro passaram em branco na rodada do futebol europeu. Coube aos coadjuvantes — a maioria ainda fora do radar da seleção — o papel de destaque entre os atletas do país nas maiores ligas europeias.

Na Premier League, principal competição doméstica da Europa, a rodada foi prolífica em gols: foram 32, em oito partidas, com uma média de 4 por jogo. Nenhum deles foi marcado por brasileiros.

Savinho ainda não marcou pelo Manchester City em 19 jogos
Savinho ainda não marcou pelo Manchester City em 19 jogos Imagem: REUTERS/David Klein

A 15ª rodada foi marcada por empates de Arsenal (1 a 1 contra o Fulham) e Manchester City (2 a 2 diante do Crystal Palace), ambos com atacantes brasileiros em campo.

Pelos Gunners, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli entraram no segundo tempo; no City, Savinho foi titular e jogou até os 21min da segunda etapa — nenhum deles marcou. O ex-jogador do Girona ainda não balançou as redes em 19 partidas na Inglaterra.

A última esperança de gols brasileiros na rodada é na partida desta segunda-feira. O West Ham, de Lucas Paquetá e Luiz Guilherme, recebe o Wolverhampton, de Matheus Cunha, João Gomes e André. Cunha, com 7 gols na Premier League, é o artilheiro dos Wolves na temporada.

Endrick continua sem grandes chances no Real Madrid
Endrick continua sem grandes chances no Real Madrid Imagem: Alberto Gardin/Getty

Raphinha e Endrick discretos

Se na Inglaterra os brasileiros passaram em branco, na Espanha não foi diferente: Raphinha fez sua partida mais discreta nesta temporada, no empate por 2 a 2 contra o Bétis, em Sevilha. Ele acabou substituído aos 15min do segundo tempo.

No Real Madrid, o único brasileiro em condições de atuar contra o Girona era Endrick, já que Vini Jr. e Rodrygo têm lesões musculares, e Éder Militão está fora da temporada com uma ruptura de ligamentos.

Continua após a publicidade

Mesmo sem os dois titulares do ataque, o técnico Carlo Ancelotti manteve o costume de colocar o atacante de 18 anos no banco e colocá-lo apenas nos minutos finais.

O ex-jogador do Palmeiras entrou em campo aos 34min da segunda etapa, substituindo Kylian Mbappé. Ele tocou na bola apenas uma vez, fez uma falta e perdeu uma posse de bola.

Show de Lino em virada do Atleti

Sem as estrelas, quem se destacou foram os coadjuvantes: Samuel Lino foi fundamental na vitória do Atlético de Madrid sobre o Sevilla, de virada, por 4 a 3: o ala saiu do banco aos 30min da segunda etapa, quando o time madrilenho perdia por 3 a 2.

Lino marcou o terceiro gol e deu o passe para o quarto, de Antoine Griezmann, já aos 49min da etapa final. O gol foi o primeiro do brasileiro na atual temporada, em que ele tem jogado menos devido ao elenco estrelado de Diego Simeone.

O outro gol brasileiro na rodada da Liga Espanhola foi marcado pelo atacante Marcos André, do Valladolid. O jogador, de 28 anos, não conseguiu evitar a derrota por 2 a 1 para o Las Palmas, mas pelo menos conseguiu manter a boa fase goleadora: na terça, ele tinha marcado duas vezes contra o Real Ávila, pela Copa do Rei.

Continua após a publicidade
Atacante Vinicius comemora ótima fase no Santa Clara
Atacante Vinicius comemora ótima fase no Santa Clara Imagem: Divulgação

Ex-Botafogo comanda surpresa em Portugal

Longe dos holofotes dos três grandes de Portugal, o modesto Santa Clara vai fazendo uma campanha histórica, com a quarta colocação — à frente do tradicional Braga.

À frente da surpresa está o atacante Vinicius, ex-Botafogo e Goiás. Na semana passada, ele havia derrubado o invicto Sporting; no sábado, voltou a marcar na vitória por 1 a 0 sobre o Rio Ave.

O Santa Clara soma 27 pontos e está a quatro do Porto, terceiro colocado. O Braga, quarto, tem 24.

Gabriel Pec comemora o título da MLS com o Los Angeles Galaxy
Gabriel Pec comemora o título da MLS com o Los Angeles Galaxy Imagem: Kevork Djansezian/Getty

Título consagra Pec nos EUA

O ponta Gabriel Pec, que deixou o Vasco no início deste ano, consagrou-se já em sua primeira temporada na MLS: no sábado, o LA Galaxy venceu o New York RB por 2 a 1, conquistando seu sexto título, o primeiro desde 2014.

Continua após a publicidade

Pec não marcou na decisão, mas teve papel fundamental na campanha: com 19 gols e 16 assistências, ele foi o jogador com mais participações em gols na Liga — superando, entre outros, Lionel Messi e Luis Suárez.

Gabriel Pec também terminou a temporada com o prêmio de melhor estreante da MLS, dado em uma votação por jornalistas.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.