Brasileiros pelo mundo: novidade de Dorival brilha, e esquecido vence City
Na primeira rodada do futebol europeu após a convocação da seleção para os duelos contra Venezuela e Uruguai, dois brasileiros se destacaram no Campeonato Inglês: um deles é a novidade da lista de Dorival Jr., e o outro parece ter perdido espaço com o treinador.
Chamado pela primeira vez para a seleção principal, o zagueiro Murillo destacou-se mais uma vez no Nottingham Forest. Ele teve atuação sólida na vitória por 3 a 0 sobre o West Ham, o terceiro triunfo seguido da equipe do norte da Inglaterra.
Com apenas sete gols sofridos em 10 rodadas, o Forest tem a segunda melhor defesa da Premier League, atrás apenas do Manchester City, que levou seis gols.
A dupla de zaga formada por Murillo e o sérvio Nikola Milenkovic tem sido considerada uma das melhores da competição. O brasileiro já chama atenção dos principais clubes ingleses e deve ser disputado por gigantes ao final da temporada.
"Esquecido" derruba o City
Ainda na Inglaterra, o atacante Evanílson voltou a aparecer bem pelo Bournemouth, que novamente foi a surpresa da rodada. É a terceira semana seguida que a equipe do sul inglês surpreende um favorito.
Depois de vencer o Arsenal por 2 a 0 e empatar com o Aston Villa (1 a 1), em Birmingham, o time comandado pelo basco Andoni Iraola derrubou o Manchester City por 2 a 1, jogando em casa. E Evanílson, mais uma vez, foi fundamental.
O brasileiro marcou o segundo gol, aos 9min da segunda etapa, após uma jogada construída desde a defesa, que terminou com uma finalização tecnicamente complicada do atacante. Ele se atirou na bola para concluir de primeira após cruzamento de Milos Kerkez, pela esquerda.
O gol foi o terceiro de Evanílson, que faz sua temporada de estreia na Premier League. O atacante chegou a ser convocado por Dorival Jr. para a Copa América — após corte de Richarlison por lesão —, mas jogou apenas 3 minutos no torneio e não voltou a ser chamado.
Richarlison se machuca após assistência
Fora das últimas convocações da seleção, Richarlison teve um domingo de emoções bem diferentes na goleada do Tottenham sobre o Aston Villa, por 4 a 1. O brasileiro entrou em campo aos 11min do segundo tempo e deu o passe para Dominic Solanke marcar o terceiro gol.
Só que, no lance da assistência, ele sofreu uma lesão na panturrilha. Richarlison deve ser avaliado ao longo da semana para saber o tempo de recuperação. O ano do atacante tem sido complicado — foi por uma lesão que ele ficou fora da Copa América e acabou perdendo espaço na seleção.
Raphinha marca em rodada de luto
Na Espanha, a tragédia das enchentes na Comunidade Valenciana chegou a abrir um debate sobre um possível adiamento da rodada, mas LaLiga preferiu manter oito dos 10 jogos da rodada 12 do campeonato nacional.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberNo dérbi catalão, o Barcelona levou a melhor sobre o Espanyol por 3 a 1, com um ótimo primeiro tempo e uma segunda etapa de vários sustos. Raphinha, novamente capitão da equipe, voltou a marcar: ele aproveitou ótimo passe de Marc Casadó para fazer o segundo gol — Dani Olmo marcou os outros dois.
Vice-líder da Liga, o Real Madrid não jogou na rodada, justamente por causa das enchentes. O clube de Vini Jr., Rodrygo, Endrick e Militão viajaria até Valência para enfrentar a equipe local, mas o encontro foi suspenso devido à tragédia, que já causou mais de 200 mortes, segundo as autoridades locais.
Pec mantém ótima fase na MLS
Na Major League Soccer, o grande destaque brasileiro é Gabriel Pec. O ponta-direita brilhou mais uma vez na goleada por 4 a 1 do LA Galaxy sobre o Colorado Rapido, que colocou a equipe da Califórnia nas quartas de final — no jogo de ida, o Galaxy também havia goleado, por 5 a 0.
O ex-jogador do Vasco contou com a sorte para marcar o primeiro gol do duelo, após bloquear um chute do goleiro adversário. Ele também participou do quarto, com assistência para o catalão Riqui Puig, ex-Barcelona.
Com a partida de hoje, Pec chegou a sete jogos da liga seguidos em que participou de gols (marcou seis vezes e deu seis assistências). Desde que chegou ao Galaxy, o brasileiro soma 19 gols e 16 assistências em 38 partidas, contando todas as competições oficiais.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.