Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Cria do Vasco brilha na MLS e tem apoio de Love para fechar com Flamengo

O brasileiro com mais participações em gols na temporada da MLS é cria das categorias de base do Vasco e um alvo constante do Flamengo a cada janela de transferências. Evander, meio-campista do Portland Timbers, tem 26 anos e soma 7 gols e 6 assistências em 14 partidas disputadas no atual campeonato.

Os números são, na média, os melhores da carreira do jogador — ele participa de um gol a cada 92 minutos em campo. Nas notas da plataforma Sofascore, é o 8º colocado de toda a liga e o segundo entre os meio-campistas, atrás apenas de Riqui Puig, revelado pelo Barcelona e que defende o LA Galaxy.

Evander deixou o Vasco em 2018 para se aventurar no Midtjylland, da Dinamarca. Pelo clube nórdico, jogou Champions League, fez gols na Europa League e ganhou experiência no futebol europeu.

Em fevereiro de 2023, trocou a Liga Dinamarquesa pela MLS, onde se adaptou rapidamente. Em conversa com o UOL, o jogador afirmou que a liga norte-americana tem crescido, sobretudo após a chegada de Lionel Messi, mas não descarta uma volta ao futebol brasileiro.

O caminho natural seria justamente no arquirrival do Vasco, clube que projetou Evander: o Flamengo já tentou a contratação mais de uma vez, mas esbarrou na resistência do Portland, que não quis liberar o atleta. No clube rubro-negro, o meio-campista é alvo de monitoramento constante e está sempre no radar.

"Realmente teve interesse, entraram em contato com meu pai, que é meu empresário. Eles mostraram interesse, teve uma negociação, mas no fim o Portland não aceitou o valor proposto e a coisa não aconteceu. Então, tenho que continuar com a cabeça aqui e seguir trabalhando", disse Evander ao UOL.

Evander, ainda criança, ao lado de Vagner Love, seu irmão de consideração
Evander, ainda criança, ao lado de Vagner Love, seu irmão de consideração Imagem: Arquivo Pessoal

O meio-campista contou, também, que um amigo famoso faz campanha para que ele vá para o Fla: Vágner Love, ex-atacante do clube carioca, hoje no Atlético Goianiense.

"Eu conversei com ele na época da proposta, sim. Ele já jogou lá, todo mundo sabe, então ele estava me apoiando, queria muito que eu fosse. Ele falou que se eu fosse ia dar muito certo lá, mas não aconteceu", disse.

Continua após a publicidade

Sonho da seleção segue vivo

O último jogador da MLS convocado pela seleção brasileira foi Kaká, que estava no Orlando City quando foi chamado por Dunga, em 2016.

Evander sabe que as chances de uma convocação estando na liga norte-americana são pequenas, mas não desiste do sonho de voltar a vestir a camisa amarela — ele disputou o Mundial e o Sul-Americano sub-17, conquistando o título do segundo, em 2015.

Brasileiro Evander foi revelado pelo Vasco e faz a segunda temporada no Portland Timbers
Brasileiro Evander foi revelado pelo Vasco e faz a segunda temporada no Portland Timbers Imagem: Fletcher Wold/MLS

"Eu ainda tenho essa chama acesa dentro de mim, de voltar para a seleção. Sei que muito depende de mim, muitas coisas também não dependem. Eu poderia já estar mais perto de estar num clube maior, como tive oportunidade, mas as coisas não aconteceram", conta Evander. Além do Flamengo, clubes como Porto, PSV e Galatasaray já se interessaram pelo jogador.

"Eu sei que eu só tenho que seguir fazendo o meu trabalho, como eu venho fazendo, dando o meu melhor, e na hora que as coisas tiverem que acontecer, elas vão acontecer. Eu sigo meu sonho de voltar à seleção, e também de ainda para um clube grande na Europa, ou no Brasil", acrescenta.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes