Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Os garimpeiros do VAR atacam novamente

Não há uma só rodada em que esse pessoal credenciado para trabalhar no VAR não atrapalhe o Campeonato Brasileiro. É só sair um gol e lá vão os garimpeiros procurar algo para anular. No popular, tentam achar pelo em ovo.

Caiu alguém na área? Vão garimpar alguma coisa para marcar ou desmarcar o pênalti.

Quando a bola bate na mão de alguém, é um Deus nos acuda...

Não conseguem resolver nada coerentemente e brigam com a imagem.

Os exemplos não param de aparecer. No clássico entre São Paulo e Palmeiras, a arbitragem não marcou um pênalti claríssimo do palmeirense Allan em cima do são-paulino Tapia, quando o jogo ainda estava 2 a 0 para o São Paulo. Um erro gravíssimo.

No meio da semana, o atacante Gui, do Corinthians, fez um golaço de cabeça, mas as atenções se voltaram para o erro absurdo do VAR na marcação de um pênalti inexistente para o Internacional. Fora os pênaltis marcados contra o Grêmio nas últimas rodadas... e assim o VAR vira o astro de um jogo através de seus erros.

Isso é o que mais essa arbitragem catastrófica do Campeonato Brasileiro vem fazendo: comete erros gravíssimos, marca pênaltis inexistentes e deixa de marcar pênaltis claros. É uma arbitragem sem critérios, incompetente e totalmente perdida, que estraga o futebol brasileiro.

Estão influenciando diretamente o resultado dos jogos e, consequentemente, quem vai cair para a Série B, quem será o campeão e quem se classificará para a Libertadores. A arbitragem está estragando não só o Campeonato Brasileiro, mas o nosso futebol como um todo.

Os áudios parecem um debate, sendo irritante a tentativa de convencimento do árbitro de campo pelos caras do VAR para marcarem o que eles acharam. O termo é "garimpeiros" da arbitragem, mesmo, porque sem imagens claras e ou convicção plena de um lance, chamam o árbitro e tentam fazê-lo marcar uma infração.

Continua após a publicidade

Isso acontece o tempo todo e em todos os jogos. Será que não são treinados?

Talvez seja a vaidade de marcar presença, aparecer em um espetáculo que não é deles...

Os artistas de uma partida de futebol são os jogadores, mas aqui no Brasil os protagonistas são outros: a arbitragem e os caras do VAR.

A comissão de arbitragem precisa fazer algo, e não apenas colocar árbitros FIFA para trabalhar no VAR. É preciso ter uma regra de trabalho, uma coerência e um padrão para utilizarem a máquina.

O primeiro ponto é que eles precisam parar de querer ser os astros do jogo e aceitar que são apenas coadjuvantes.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.