Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Chegou a hora da seleção brasileira se impor e vencer com bom futebol

A seleção brasileira fará sua segunda partida sob o comando de Carlo Ancelotti, precisando vencer contra um adversário perigosíssimo e que está há nove partidas sem perder.

O Paraguai, muito bem treinado pelo argentino Gustavo Alfaro, está em 3º lugar nas Eliminatórias e, como há muito tempo não acontecia, é um dos favoritos a ir para a Copa do Mundo de 2026.

Para o Brasil, uma vitória é imprescindível para não entrarmos numa situação de risco, porque, se por exemplo empatarmos com o Paraguai e houver vitórias de Colômbia e Uruguai, a seleção brasileira cai para o 6º lugar. A nossa situação ficará dramática.

Além da vitória, o time de Carlo Ancelotti precisa demonstrar personalidade coletiva e imposição, porque joga em casa, na Neo Química Arena, considerado o melhor gramado do país. Sem dúvida, o estádio estará lotado e com uma torcida inflamada, mas ao mesmo tempo muito crítica.

Esse é o momento de se fazer uma grande partida e reconquistar o apoio verdadeiro do torcedor.

A grande maioria está com grande expectativa com o novo trabalho de Carlo Ancelotti como treinador, que é muito respeitado e admirado no mundo.

O ambiente está muito favorável a ele, situação que os anteriores nunca tiveram, porque não eram treinadores que passavam segurança para o torcedor.

Bastará uma vitória com bom futebol para a confiança e o apoio geral voltarem. Mas está aí o problema.

O Brasil não empolga faz anos, nem em Copa do Mundo, nem em Copa América, nem em amistosos. Está no fio da meada, podendo bater no desespero ou voltar a empolgar.

Continua após a publicidade

Os jogadores são os mesmos, porque foi a primeira convocação do Ancelotti, e ele ainda não tem total conhecimento sobre os jogadores brasileiros que jogam aqui.

O time está um pouco mais organizado e ficará cada vez mais, porque isso é um dos pontos fortes de seu trabalho. Mas jogadores que arrebentam em seus clubes precisam começar a assumir essa liderança técnica.

Raphinha e Vinícius Jr., principalmente, precisam fazer a diferença.

Vini já ganhou tudo com o Real Madrid, sendo sempre muito decisivo. Raphinha fez a sua melhor temporada na carreira, mas ainda não conseguiu encantar na seleção.

Espero um time muito agressivo, com forte intensidade, marcando o Paraguai já na saída de bola, pressionando e forçando o erro defensivo.

Não há outra alternativa para o Brasil a não ser se impor, empurrando o Paraguai para trás e não deixando nenhuma possibilidade do time de Gustavo Alfaro começar a gostar do jogo.

Continua após a publicidade

Quais são as nossas expectativas?

É ver uma seleção brigando pela bola, com muita entrega, e passando para o torcedor o prazer de jogar com a camisa do Brasil. Com isso, criar uma nova identificação com o povo brasileiro, porque isso é o que todos mais cobram.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.